TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- Surplus

Exames: Resenha- Surplus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário, Surplos, critíca a situação alarmante da sociedade atual, culturalmente motivada para o consumo, além de fazer uma crítica também às estruturas políticas e institucionais que sustentam esse modelo de vida. Surplus, nos mostra como as indústrias destroem cada vez mais o meio ambiente e limitam os recursos naturais, para produzir em maior escala e maximizar seus lucros. O documentário não utiliza de uma linguagem tradicional, e explora tanto os recursos de repetição de imagens como a fala de determinados pessoas que são enfatizadas e sobrepostas várias vezes, o que o torna mais interessante dando um aspecto dinâmico.

Ele se inicia mostrando cenas fortes da insatisfação da população que se expressa através de manifestações consideradas não pacíficas ,chocando-se violentamente contra a polícia armada. Logo, Surplus nos relembra o principal motivo da insatisfação popular, repensando as consequências do capitalismo industrial e sua cultura de consumo em excesso, . Direcionando o foco à aquilo que sustenta todo esse sistema capitalista: os chefes de Estado, os donos de multinacionais, empresários burgueses neoliberais. Expondo todos os seus mecanismos de alienação popular, e sua sede por capital e mercado consumidor usando a propaganda e a mídia ao seu favor. Paralelo à isso, o filme também mostra figuras como Fidel Castro, defendo o sistema comunista, condenando o uso da propaganda como ferramenta para alastrar o consumismo exacerbado e apontando o capitalismo como meio de perverter as virtudes e corremper os valores morais do povo. O filme nos mostra esses dois explícitos lados opstos, a defesa da sociedade capitalista e a desesa de uma socialista.

Surplur, retrata claramente o processo de massificação na criação dos produtos, para induzir o consumidor a gastar compulsóriamente, aponta produtos dos quais não existem motivos de ser consumido, mas através de propagandas, o consumidor sente a necessidade de ter aquele determinado produto para suprir um desejo que foi criado através da alienação que faz própria mídia.

Uma cena emblemática no filme é a produção de bonecos feitos de silicone, para satisfação tanto masculina quanto feminina. Esses bonecos possuem órgãos sexuais feitos com materiais bem próximos à realidade. Ainda mais se juntarmos a cena das bonecas à fala de Bill Gates dizendo que a tecnologia vai aproximar as pessoas... a bonecas?

Outra cena simbólica é quando um Cubana dá seu relato do deslumbre que foi conhecer Londres, sua primeira fala é demonstra um expressimo encantamento da parte dela ao relatar o outro país com tantas marcas e variedade de produtos , mas a segunda fala quando ela afirmar ter voltado com 81 quilos pra casa, pois comeu e sem parar e passou sua viagem em frente aos programas de entreterimento, nos dá outro sentido.

O filme abre espaço para contradições, embora de forma implícita. Surplos não pretende apontar um caminho certo à seguir. Ele não segue um raciocínio direto, o que leva o telespectador a ter oportunidade de reflexão não apenas ao consumismo e suas consequências, mas a influência que a indústria cultural exerce sobre eles determinando suas maneiras de agir, viver e suas necessidades pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com