TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates: Ética, Educação, virtude e obediência Filosofia Sócratica e Testemunho Ético

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPO GRANDE

GABRIEL CORREA CASSIMIRO

12002008-5

                                                                   

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

SÓCRATES: ÉTICA, EDUCAÇÃO, VIRTUDE E OBEDIÊNCIA

FILOSOFIA SOCRATICA E TESTEMUNHO ÉTICO

BACHARELADO EM DIREITO

RIO DE JANEIRO

MAIO 2020

                                       GABRIEL CORREA CASSIMIRO

12002008-5

SÓCRATES É CONSIDERADO UM PENSADOR FUNDAMENTAL NA TRADIÇÃO FILOSÓFICA OCIDENTAL, TRAZENDO SUAS REFLEXÕES E UM MÉTODO ADEQUADO PARA O CONHECIMENTO.

 Resumo do texto Sócrates: ética, Educação, Virtude e Obediência. Sócrates a filosofia socrática e testemunho ético que será apresentado na Universidade Candido Mendes – Campo Grande.

PROFESSOR EDUARDO AFFONSO

CAMPO GRANDE-RJ

            2020

O grande filósofo Sócrates viveu 70 anos (469 – 399 acc.  E parte de sua caminhada pela terra foi focada em questionamentos da época, onde muitos geravam discussões entre o povo e revoltas por parte das autoridades, mas também serviam de embasamento para outros pensadores vindouros.

Sócrates é um divisor de água para a filosofia antiga, sobre tudo pelo fato de situar seu campo de especulações não no cosmo visão das coisas e da natureza, e sim da natureza humana e em suas implicações ético-sociais. Foi reagindo ao movimento dos sofistas (grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhe educação – a quem Sócrates chamava de prostituídos), que faz de seu pensamento um marco na história da ética. Sócrates erigiu uma linha de pensamento autônoma e originaria que voltasse contra o despotismo das palavras que se havia instaurado.

O método desenvolvido por Sócrates foi a maiêutica, que tem como significado “ Dar à luz” intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: no primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmo, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão.

Esse método era baseado em que todo erro é fruto da ignorância e toda a virtude do conhecimento, com isso era despertado na alma dos ouvintes a curiosidade pelo conhecimento.

Sempre pautado pela ética e pela certeza da justiça, deixou um legado de amor no que se acreditava, mesmo julgado por um crime que não cometera, esquivou-se de sua defesa e de uma fuga proposta pelo seu discípulo, Platão, para vivenciar o destino que lhe esperava. Fora condenado a beber cicuta, um veneno muito utilizado na época, sob a acusação de que corrompia a sociedade e cultuava outros deuses. Tal feito foi para desrespeitar a lei, para ele o respeito a legislação é o limite entre civilização e a barbárie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com