TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Marketing FGV - MBA Business Law

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [Março/2020]

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma


Introdução

O plano de marketing é uma ferramenta essencial para a gestão eficaz e crescimento do potencial lucrativo da empresa, na medida em que estabelece metas, objetivos e estratégias em face do produto ou do serviço comercializado pela organização, visando propulsionar as suas vendas, reconhecimento do valor da marca, melhoria da imagem da empresa, dentre outros.

.

O plano de marketing desenvolvido a seguir tomou por base a Livraria Leitura, utilizando informações disponibilizadas no site da própria empresa, dados recolhidos em sites de consulta aos consumidores, blogs, Instagram, youtube, dentre outros.

A análise do macro e do microambiente no qual a Livraria Leitura está inserida apontam a necessidade de elaboração de um plano de marketing que ajude a superar a crise atualmente vivenciado pelo mercado livreiro cujos últimos nãos têm sido desafiadores, tendo em vista as mudanças nos padrões de comportamento dos consumidores , crescimento do consumo de produtos digitais, crise econômica com corte de gastos considerados supérfluos e concorrência com grandes lojas varejistas e gigantes do mercado online, a exemplo da Amazon.

Assim, o trabalho está dividido em:

  •  Breve análise da empresa objeto de estudo, sua história, sua posição de mercado, dentre outras informações relevantes para a elaboração do plano de marketing
  • Análise Ambiental por meio da elaboração da matriz SWOT;
  • Pesquisa de Mercado e seus impactos
  • Análise Competitiva utilizando o “Modelo das Cinco Forças de Porter”
  • Proposta de Comunicação de Marketing

 

Desenvolvimento

1. Breve descrição da Livraria Leitura

A Livraria Leitura foi fundada em 1967, em Belo Horizonte, quando então vendia apenas livros novos e usados. Atualmente, conta com mais de 70 lojas, espalhadas em 19 estados, sendo que, em 2017 e 2018, anos nos quais foi evidenciada uma retração no mercado livreiro, a empresa apostou no seu próprio potencial e contra a maré pessimista no ramo, expandiu suas lojas.  

A Leitura foi uma das primeiras no Brasil a adotar o modelo de “megastore”, categoria que inclui lojas com mais de mil metros quadrados, nas quais são vendidos diversos tipos de produtos relacionados à cultura e ao entretenimento. Por isso, suas lojas são consideradas verdadeiros centros de cultura para toda a família, oferecendo livros, revistas, filmes, música, games, informática, papelaria, jogos e presentes. Ademais, inclui espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais.

A Livraria Leitura, a despeito de ainda apostar no potencial de atrair a clientela para suas lojas físicas, adaptou-se às mudanças nos comportamentos dos consumidores, combinando a modalidade de vendas presenciais, com vendas onlines e por atendimento telefônico.

Além de ter lançado, em 2018, o “Clube Leitura”, um clube de assinaturas com opções voltadas para os mais diversos públicos, incluindo pacotes infantis, para fãs de quadrinhos e produtos Marvel, para os fãs da Turma da Mônica, pacotes família, etc. Além disso, o clube é assessorado por consultores renomados que fazem a indicação e seleção dos livros, sendo que o consumidor tem a possibilidade de escolher qual consultor irá fazer suas indicações.

2. Análise ambiental da Livraria Leitura

Feito esse panorama geral e descritivo da Livraria Leitura, é essencial o desenvolvimento de uma análise ambiental, por meio da qual serão identificados os pontos fortes, as ameaças, as fraquezas e as oportunidades da organização, por meio da sua MATRIZ SWOT.

PONTOS FORTES DA LIVRARIA LEITURA

1) Aderiu o modelo de “megastore” oferecendo produtos variados, além de livros e artigos de papelaria.

2) Empresa conhecida e consolidada no mercado no qual atua há mais de 50 anos.

3) Desenvolve diversos eventos e inclui espaços de entretenimento que atrai a clientela para as lojas físicas

4) Promove, além das vendas presenciais, vendas online

5) Desenvolve clube de leitura associado a uma curadoria de seleção que promove a venda de livros de elevado valor agregado e best sellers infanto-juvenis

OPORTUNIDADES

1) Criar mais conteúdo para sua rede social no Instagram e para o seu canal no Youtube

2) Promover mais lançamentos de livros e outros eventos nas demais filiais;

3) Resolver problemas relacionados às reclamações feitas nas compras feitas online

4) Acentuar sua posição no nicho de mercado em que atua

PONTOS FRACOS DA LIVRARIA LEITURA

1) Reclamações quanto ao atendimento recebido nas lojas;

2) O desenvolvimento de eventos é concentrado em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, não tendo oferta de eventos nas demais filiais

2) Possui uma baixa diversidade de clientes, uma vez que é frequentada por “famílias tradicionais”

3) Necessidade de impulsionar Canal do Youtube e perfil nas redes sociais para ter melhorar a divulgação e promoção da marca

AMEAÇAS

1) Concorrência com outras livrarias que adotam modelo de negócio varejista e que praticam políticas de preços agressivas, com ampla variedade de produtos;

2) Redução das vendas de livros físicos em razão da disseminação do uso de e-books e de audiolivros;

3) Redução das vendas em razão do crescimento de grandes livrarias online, a exemplo da Amazon; 

3. Pesquisa de mercado

A análise ambiental é imprescindível para, a partir da identificação dos pontos fortes e fracos da organização, definir o que pode ser feito e o que deve ser feito para assegurar que a empresa tenha sustentabilidade e potencial lucrativo no mercado em que atua. Além disso, é essencial que se verifique, por meio de pesquisa de mercado, o posicionamento e qual a percepção que o público consumidor tem da Livraria Leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com