TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicológica Forense

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Um comportamento fora do normal ou um período de atitudes adversas em um indivíduo não significa necessariamente, que o mesmo possua algum distúrbio mental. Para que possamos considerar que a pessoa está realmente com algum transtorno, é necessário que eles sejam persistentes ou que apareçam e voltem em um curto período de tempo.

Os problemas de transtornos mentais são caracterizados por sintomas e sinais específicos que vão evoluindo no decorrer do tempo.

Todos nós temos momentos de tristeza mediante um fato, uma circunstância que de certa forma nos atingiu profundamente em algum aspecto da vida, dependendo do estado de saúde mental de cada um, isso pode causar consequências graves no indivíduo.

Existe a diferença em dizer que a pessoa está passando por um momento depressivo e quando ela de fato desenvolve a doença (depressão). Um estado depressivo é um momento de grande estresse, grandes perturbações, nervosismo, mas é algo que logo passa. Com depressão, o indivíduo não tem melhora, a tristeza não passa, a vontade de viver vai diminuindo e pra ele tudo contribui para o fim da vida.

Diferentes modos de pensar e se comportar, entre diferentes culturas, podem influenciar a maneira pela qual se manifestam os Transtornos Mentais. Assim, as variações normais determinadas pela cultura não devem ser rotuladas como Transtornos Mentais, da mesma forma como, também, não podem ser tomadas como indicações de distúrbio mental as crenças sociais, religiosas e/ou políticas.

CERÉBRO, CORPO E MENTE

Esses três elementos fazem parte de um sistema integrado do qual trabalham de maneira organizada, onde um precisa do outro para completar o ciclo e realizar o completamente qualquer tipo de processo.

Podemos citar como exemplo de corpo um carro, ele nos leva aonde quisermos mas para isso é necessário um condutor, nesse caso entra o cerébro, ele é quem comanda todos os movimentos do nosso corpo e determina cada ação que realizamos.

Nesse contexto, podemos dizer que a mente é tudo aquilo que imaginamos e que está dentro do nosso consciente e inconsciente. Através da mente temos a percepção, a memória, o pensamento, a linguagem, emoção entre elementos. A mente é o maestro de uma orquestra, ela rege todos os nossos comportamentos.

DEFINIÇÃO DE SAÚDE MENTAL

É o estado físico e mental em que o indivíduo encontra-se completamente em harmonia com a sociedade do qual está inserido, é aquele que se comporta e age dentro dos padrões que a sociedade considera normal.

Uma pessoa mentalmente saudável é capaz de conduzir sua própria vida e seus sentimentos mediante as dificuldades sem perder o equilíbrio entre razão e emoção.

É considerado um indivíduo saudável mentalmente aquele que sente-se bem consigo mesmo e perto das demais pessoas que vivem ao seu redor, sabe que errar é humano!.

A pessoa erra e tenta aprender com seus próprios erros, entende que nem tudo é possível realizar e que devemos fazer aquilo que está ao nosso alcance para conseguir, caso não seja possível alcançar o objetivo, a pessoa carrega a certeza de que tentou, não desistiu, foi em frente.

O indivíduo compreende que nem tudo são flores, que na vida temos momentos bons e ruins. Ele sabe que em alguns momentos o sofrimento é inevitável, afinal, ninguém gosta de sofrer, porém, a pessoa entende que tudo isso é uma fase e que logo vai passar.

FATORES QUE PODEM DESENCADEAR O DESEQUILÍBRIO DA SAÚDE MENTAL

A saúde mental é um elemento importantíssimo para que possa acontecer o bem estar e a harmonia das pessoas perante a sociedade, perante a um grupo social.

Algumas vezes é impossível conseguir determinar os motivos que levam uma pessoa a desencadear um problema de saúde mental, porém, podemos afirmar que existem fatores mais contribuem para influenciar e desencadear possíveis transtornos. Alguns desses fatores podem surgir através de fatores socioculturais, psicológicos e biológicos.

No quesito psicológico podemos citar como exemplo os traumas de infância e ausência de confiança. As vezes, a vida nos coloca em determinadas situações das quais jamais esperávamos que pudessem acontecer. O trauma pode ser determinado através do ponto de vista de quem passa pela situação. Para uma pessoa, um susto pode ser algo de momento e logo passou, para outra, pode ser algo que fique marcado e que seja lembrado até o ultimo dia de vida. Tudo vai depender da circunstância do acontecimento e do estado emocional do indivíduo que passou pela experiência.

No que diz respeito a ausência de confiança, podemos afirmar que existem pessoas que para realizar qualquer atividade precisam da opinião de alguém para sentir segurança e então realizar tal tarefa. Essas pessoas sofrem diariamente por dependerem de outra para tomar qualquer atitude. Isso causa de certa maneira algo que prejudica a saúde mental.

Em questões socioculturais, podemos dizer que a sociedade influencia e muito o comportamento das pessoas que estão inseridas naquele ambiente. É através dela que passamos a desenvolver nosso senso crítico, nossa personalidade, crenças e determinamos o que nos convém ou não. É através da sociedade que também acontecem os problemas causados por Bullyng, onde a pessoa se torna motivo de chacota e de referência entre os demais, isso pode afetar a saúde mental do indivíduo.

Os fatores biológicos são conhecidos pela maioria das pessoas, eles são desenvolvidos através da genética e fatores externos que podem influenciar e mexer com a capacidade mental das pessoas.

DEFINIÇÃO DE TRANSTORNO MENTAL

O transtorno mental, antigamente era conhecimento vulgarmente como loucura. De acordo com o Dicionário Michaelis, podemos definir loucura como:

“Estado de quem é louco. Desarranjo mental que, sem a pessoa afetada estar ciente do seu estado, lhe modifica profundamente o comportamento e torna-a irresponsável; demência; psicose”.

De acordo com a OMS, Transtornos Mentais “TM" são mudanças no funcionamento do cérebro que prejudicam o indivíduo em todo o seu contexto. Provoca dificuldade nos relacionamentos familiares, relacionamentos sociais, nos estudos, no trabalho e também na forma que a pessoa se enxerga e como enxerga os que estão a sua volta. A pessoa que sofre desse problema tem dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com