TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar um diagnóstico organizacional da empresa Alterdata sobre práticas de gestão de pessoas.

A empresa Alterdata Tecnologia em Informatica Ltda. Fica situada em Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A empresa surgiu em 1989 na cidade de Petropolis, já com a intenção de conquistar outros territórios e foi o que aconteceu em 1995 quando começou seu processo de expansão chegando atualmente a ter mais de 75 bases em todo Brasil.

Instalada em uma sede própria em uma construção sustentável que visa conforto e qualidade de vida com respeito a natureza. A empresa possui uma segunda sede que tem como objetivo abrigar a UCA, Universidade Corporativa Alterdata, uma forte estrutura para capitação técnica e gestão de todos os funcionários.

A Alterdata é uma empresa desenvolvedora de software, em 2014 a empresa completa 25 anos e conseguiu atingir a marca de estar entre as maiores empresas de tecnologia do país, a empresa cresce cerca de 30% ao ano por 20 anos seguidos.

A empresa possui cerca de 1000 funcionários em sua sede, está dividida em diversos departamentos cada um com seu gerente e seus supervisores.


  1. DESENVOLVIMENTO

Podemos identificar na indústria de software um marcante dinamismo tecnológico e organizacional. O dinamismo tecnológico se deve ao desenvolvimento extremamente veloz das tecnologias da informação e da incorporação cada vez maior dessas tecnologias por outros setores da atividade econômica. Do ponto de vista organizacional, deve-se à necessidade constante de monitorar o desenvolvimento tecnológico, criando produtos e estabelecendo novos mercados em um universo muito amplo, o que demanda extrema agilidade e capacidade para localizar e se adequar rapidamente a essas oportunidades. Assim, podemos observar uma grande dependência em relação ao capital humano.

Por se tratar de uma das maiores empresas de Teresópolis a Alterdata possui em seu banco de dados diversos currículos que são analisados pelo setor de RH da empresa para localizar candidatos que possam suprir as necessidades da empresa. Os candidatos contratados passam por um período de treinamento antes de assumir sua função para se qualificar para o trabalho a ser realizado. Este treinamento possui uma parte sobre informática para todas as funções e uma parte de treinamento especifico para função a função a ser realizada.

A empresa possui uma universidade corporativa que é responsável por toda a parte de treinamento dos colaboradores.

A empresa possui um setor de auditoria interna onde é verificado se os colaboradores estão trabalhando de acordo com a sua função, para tal cada função possui seu manual especifico. Em alguns setores da empresa são aplicadas provas para verificar o nível de conhecimento do colaborador.

A partir do momento em que os líderes identificam as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento desenvolve a estrutura do conteúdo a ser abordado, de forma sinérgica com o publico-alvo. Vamos utilizar como exemplo o setor de cobrança da empresa Alterdata, após auditoria interna do setor responsável foi constatado que a grande maioria dos colaboradores deste setor tinha ainda alguma dificuldade na parte de digitação, é solicitado que quando esteja com o cliente em linha o colaborador já esteja relatando o problema informado pelo cliente no CRM, programa utilizado pela Alterdata. A grande maioria dos colaboradores da área de cobrança não conseguiam falar com o cliente e digitar, o que fazia que fosse gasto mais tempo pois quando o cliente desligava o colaborador ainda teria que descrever o que foi conversado. Foi desenvolvido um programa de treinamento baseado neste problema para assim minimizar o tempo de atendimento por cliente.

A empresa utiliza o treinamento presencial, realizado com a presença de um instrutor; possui o treinamento on-line via Webx para colaboradores de filiais e representações. Para alguns cargos o treinamento é passado de colaborador para colaborador, este tipo de treinamento geralmente é aplicado para funções administrativas.

A empresa não aplica dinâmica de grupos ou jogos em treinamentos, são aplicados somente nos casos de recrutamento e seleção, é aplicada a dinâmica ao grupo com a intenção de analisá-lo.  Acreditamos que poderiam ser incluídas dinâmicas ou jogos no treinamento da empresa pois as vantagens da aplicação de dinâmicas de grupo e jogos em treinamentos empresarias são as seguintes:  a objetividade, pois usando jogo pode-se medir as competências; o processo pode ser aplicado com várias pessoas ao mesmo tempo, analisando a dinâmica do grupo e percebendo sempre como o jogador relaciona-se e trabalha em equipe; a percepção do comportamento acontece tanto para o avaliador quanto para o participante, tornando todo o processo mais centrado no desenvolvimento humano.

A avaliação da eficiência do programa de treinamento é uma etapa de extrema importância, pois determina até que ponto ele produziu modificações desejadas. Esta avaliação na empresa Alterdata é feita através de questionários de avaliação onde é  analisado opiniões ou a satisfação dos participantes. Em alguns  treinamentos específicos é aplicada prova para avaliar o colaborador, um exemplo é o treinamento para o setor de suporte da empresa, diariamente o colaborador é avaliado com prova para avaliar seu desenvolvimento PPRA, Programa de Riscos Ambientais, trata-se de uma legislação federal, especificadamente a Norma Regulamentadora nº 09. O objetivo é estabelecer metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho. A elaboração do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa o grau de risco ou a quantidade de empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com