TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM PSICOLOGO ANALIZA SEMPRE ANALIZA AS PESSOAS?

Por:   •  13/6/2015  •  Dissertação  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

● UM PSICOLOGO ANALIZA SEMPRE ANALIZA AS PESSOAS?

Essa é a crença da maioria das pessoas em geral. Elas sentem medo de chegar perto de alguém, que é psicólogo, por achar que eles só irão ficar analisando elas o tempo todo.

No entanto, respondendo à essa pergunta, posso dizer que a resposta é não. Apenas na clinica, quando o paciente está em analise, é que o psicólogo faz isso. Fora da clinica, não vou mentir, pode até existir aqueles mais "fanáticos", que fazem isso, porém a maior parte dos profissionais de psicologia, posso garantir, não o fazem.Veja só. Um psicólogo clinico já tem que fazer isso todo o santo dia, atendendo e analisando a vários e vários pacientes por dia em seu consultório, o que, acredite, é um trabalho que gera um grande desgaste mental. Analisar os outros, fora da clinica, é só faz aumentar o nível deste desgaste . E este é um desgaste que só vai levá-lo a perder tempo, pois, ao analisar alguém que não é seu paciente, o profissional só vai acumular informações demais sobre alguém as quais não lhe terão proveito nenhum .Daí é perca de tempo demais analisar mais alguém que não é seu paciente, e por essa razão, posso garantir que a maioria dos psicólogos não ficam analisando os outros fora do seu consultório como a maioria das pessoas imaginam.

● UM PSICOLOGO ADIVINHA O QUE OS OUTROS PENSAM?

Ah, quem dera que isso fosse verdade...

Mas a resposta é não. O que o psicólogo faz é utilizar certas técnicas que o auxiliam a intervir, quando necessário, em determinados "problemas'. Mas até para isso, é necessário muita experiência e muita conversa para com o paciente ,a fim de que sua intervenção seja precisa.

Por isso, essa crença de que, só de olhar para a pessoa, o psicólogo já sabe quem ela é, é um mito.

Ele não tem base para isso, (e ser humano nenhum tem), uma vez que só é possível conhecer a pessoa depois de várias conversas e entrevistas, coisa que o psicólogo só faz dentro do consultório. Fora dele, qualquer análise ou suposição de uma pessoa é muito incerta e imprecisa.

● NO QUE SE DIFERE A AJUDA DE UM PSICOLOGO, DA AJUDA DE UM AMIGO.

Essa pergunta é a mais simples de responder. Uma pessoa amiga que não é psicóloga, ao tentar ajudar o outro amigo ou alguém, sempre se utiliza de conselhos para assim o fazer. Elas dizem aquilo que, em suas opiniões, elas acreditam que deve ser feito, e por muita das vezes (para não dizer sempre) utilizam o seu lado emocional para ajudar.

Um psicólogo não ajuda através de conselhos. O que ele faz é intervir naquilo que está causando o problema para a pessoa, levando-a sempre a refletir sobre seu problema e dando-lhe uma maior autonomia para que ela mesma saiba lidar com o seu problema e ache uma solução para ele. Dar conselhos é dizer aquilo que ele acha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com