TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Por:   •  4/12/2022  •  Monografia  •  7.644 Palavras (31 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

ANA BEATRIZ DULIZIA

CAMILA FERNANDA MARTINS DE SOUZA

JOÃO PEDRO MICHELONI RABELLO

TIAGO AUGUSTO REIS SOTTERO

NAYANE CREPALDI DE OLIVEIRA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2022


UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PISCICOLOGIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

ANA BEATRIZ DULIZIA

CAMILA FERNANDA MARTINS DE SOUZA

JOÃO PEDRO MICHELONI RABELLO

TIAGO AUGUSTO REIS SOTTERO

NAYANE CREPALDI DE OLIVEIRA

Projeto de Investigação Científica apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de psicologia junto à Universidade Paulista - Unip de São José do Rio Preto.

Profª Mª Eliane Chainça

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2022


DEDICATÓRIA[pic 3]

Dedicamos esse trabalho a todo o grupo, e aos psicólogos que estão envolvidos no cuidado de pessoas em situação de rua.


AGRADECIMENTOS[pic 4]

Aos amigos e familiares de cada integrante do grupo, por todo o apoio e pela ajuda nessa jornada, que muito contribuíram para a realização deste trabalho.

Ao nosso grupo, pela dedicação, comprometimento, e por toda a realização do trabalho, com várias ideias propostas, e tempo dedicado para sua finalização.

À professora orientadora Eliane Chainça, por ter nos orientado com dedicação e atenção em todas as etapas do trabalho.

À coordenadora do curso Rosana Maria Garcia, pelos ensinamentos que nos permitiram apresentar um melhor desempenho no processo de formação profissional ao longo do curso.

À instituição de ensino UNIP, essencial em nosso processo de formação profissional.


RESUMO[pic 5]

DULIZIA, A. B.; DE SOUZA, C. F. M.; RABELLO, J. O. M.; SOTTERO, T. A. R.; DE OLIVEIRA, N. C.; CHAINÇA, E (orientador). Atuação do psicólogo com pessoas em situação de rua. Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP – Universidade Paulista, Campus SJRP, 2022.

O presente trabalho teve como objetivo compreender a atuação do psicólogo no atendimento a pessoas em situação de rua. A pesquisa dos artigos foi realizada na base de dados Google Acadêmico, utilizando-se os conjuntos de intersecção de termos de busca bibliográfica: ‘atendimento psicológico’ e ‘moradores de rua’. Foi realizada uma primeira avaliação, tendo por base os títulos e o resumo dos artigos e serão rejeitados aqueles que não preencheram os critérios de inclusão ou apresentarem algum dos critérios de exclusão. Foi observado que a atuação do psicólogo em pessoas em situação de rua é um desafio. Embora haja a fragilidade no quesito apoio para viabilizar espaços formativos para os profissionais se capacitarem, realizando suas ações com maior embasamento teórico/prático, ainda permanece o desafio em propor mudanças e capacitações para atuar com pessoas vivendo em situação de rua. O psicólogo também atua nas questões burocráticas do atendimento as pessoas em situação de rua, atendendo as exigências burocráticas pela entidade na qual presta serviço, e compreender relações institucionais (leis e estatutos), pode, de certa forma, haver uma escassez na qualidade do atendimento psicoterapêutico fornecido pelo psicólogo. Portanto, esse estudo conclui que a atuação do psicólog para pessas em situação de rua é fundamental para o cuidado psicossocial dessa população.

Palavras-chave: Pessoas em Situação de Rua;  Práticas Psicológicas; Revisão Bibliográfica


SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        6

2 OBJETIVOS        11

2.1 Objetivo Geral        11

2.2 Objetivos Específicos        11

3 HIPÓTESES        12

4 JUSTIFICATIVA        13

5 MÉTODO        14

5.1        Procedimento da coleta de dados        14

5.2        Procedimento para análise dos dados        15

5.3        Ressalvas éticas        16

6 RESULTADOS        17

7 DISCUSSÃO        22

8 CONCLUSÃO        27

REFERÊNCIAS        29


1 INTRODUÇÃO

A presença das pessoas que fazem parte das ruas brasileiras é uma realidade inconsciente. Essas pessoas sentem-se invisíveis e são excluídas cotidianamente na presença da sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo analisar como esses grupos são vistos em relação aos direitos humanos e políticas públicas. Os moradores de rua ocupam os becos, pontes, praças rodoviárias e BRs, pernoitam em instituições como casas de passagem. Esses lugares são os únicos e que se encaixam no sistema econômico vigente, que exclui os direitos daqueles que não conseguem se encaixar. O sujeito torna – se invisível quando a população deseja torná-lo visível é nomeando esse cidadão como negligente e irresponsável. Referente a este contexto, na concepção de Bauman (2005) e Varanda e Adorno (2004), socialmente as pessoas em situação de rua são consideradas como o ‘refugo humano, é aquele que não contribui positivamente para o sistema de produção, não possui utilidade, ou melhor, são os “descartáveis urbanos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (888.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com