TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Por:   •  21/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 11

1.INTRODUÇÃO GERAL

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como objectivo a redução e/ou eliminação dos impactes resultantes da actividade de uma organização, integrando o ambiente na estratégia de gestão global dessa mesma organização. É por isso um instrumento com grandes potencialidades  no sentido do desenvolvimento sustentável.

Um SGA deverá implementar práticas e procedimentos de gestão ambiental que permitam o conhecimento dos impactes causados, a disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros para a sua minimização e controlo, bem como uma forma eficiente de manter e rever o seu desempenho ambiental de forma contínua.

No que respeita à autarquia, o SGA permitirá ter um conhecimento dos impactes de todos os serviços camarários por forma a melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos, minimizar a poluição e aumentar a capacidade de intervenção em problemas ambientais, assim como melhorar as relações com os munícipes, clientes e fornecedores.

Existem dois instrumentos fundamentais no âmbito dos SGA: o referencial normativo NP EN ISO 14001:2006, que define os requisitos para a implementação, manutenção e revisão de um SGA e o Regulamento Comunitário nº 761/2001 de Ecogestão e Auditoria - EMAS II, um instrumento mais exigente, dirigido às organizações que pretendam avaliar e melhorar os seus comportamentos ambientais e informar público e outras partes interessadas a respeito do seu desempenho e intenções ao nível do ambiente, não se limitando ao cumprimento da legislação ambiental nacional e comunitária.

  1. Objectivos da Norma ISO 14001

Esta norma permite a identificação prévia de lacunas, bem como de fontes de informação e outros sistemas que possibilitem a sua utilização, considerando todos os cenários possíveis: normal, anormal e de emergência.

  1. Domínio

Domínio da norma estende-se a todos os aspectos ambientais dos quais seja possível à entidade exercer algum controlo. Esta norma não tem como fim, o estabelecimento de critérios de desempenho ambiental.

  1. Aplicação

A aplicação desta norma possibilita à organização, a implementação ou melhoria do SGA com vista à sua certificação, em conformidade com a sua política ambiental. Deste modo, é possível também realizar uma auto-avaliação e uma auto declaração de conformidade com a norma. Note-se ainda que esta norma partilha de princípios do sistema de gestão com as Normas ISO 9000.

  1. Revisão Inicial

A realização de uma revisão prévia apresenta inúmeras vantagens sobretudo pelo facto de possibilitar a identificação de algumas lacunas antes da implementação do SGA, tendo em conta o normal funcionamento da instalação/organização, anormais e de emergência.

Para efectuar esta revisão, deve recorrer-se a registos, listas de verificação, questionários, entrevistas e observação.

Seguindo esta metodologia, é possível definir uma base que permite determinar a melhor estratégia de implementação do SGA com maior rapidez e menor custo, eliminando duplicações e identificando pontoschave do sistema.

  1. Requisitos
  1. Política Ambiental

A Política Ambiental é elemento chave que quando apropriada à organização de forma credível, pela sua dimensão e impactes ambientais associados, permite um assumir de um compromisso de melhoria continua e de prevenção da poluição. Por outro lado, com ela é possível também o cumprimento da legislação existente na matéria bem como outras exigências que tenham sido subscritas. Todos os trabalhadores e público em geral devem ter livre acesso à Política Ambiental.

  1. Planeamento

Neste campo é importante ter em conta vários aspectos, nomeadamente aspectos ambientais associados à organização e requisitos legais na qual ela se enquadra. Os objectivos e metas são factores importantes, pois são eles que orientam também o planeamento e programa de gestão ambiental.

  1. Implementação e Operação

Na fase de implementação do SGA, deve ter-se em conta inúmeros factores, sobretudo:

  • Estrutura e Responsabilidade
  • Formação, competência e consciencialização
  • Comunicação
  • Documentação do SGA
  • Controlo da documentação
  • Controlo Operacional
  • Preparação de capacidade de resposta e emergência

  1. Verificação e Acção Correctiva

Devem ser efectuadas auditorias ao SGA a fim de identificar possíveis não conformidades, para que se proceda à sua correcção e acção preventiva. Todo o sistema deve ser alvo de monitorização e medição, devendo estar todo devidamente registado.

  1. NORMA INTERNACIONAL NP ISO 14001:2004 e emenda

1:2006modelo de SGA estabelecido segundo a norma ISO 14001 é um processo cíclico de melhoria contínua do desempenho ambiental da organização, em que esta revê e avalia o seu SGA periodicamente, de modo a identificar oportunidades de melhoria.

  1. Política Ambiental

A direcção deve definir a política ambiental da organização e garantir que:

É adequada à natureza, à escala e aos impactes ambientais das suas actividades, produtos e

serviços;

  • Inclui compromisso de melhoria contínua e prevenção da poluição;
  • Inclui compromisso de cumprimento dos requisitos regulamentares;
  • Proporciona o enquadramento para a definição e revisão dos objectivos e metas ambientais;
  • Está documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados;
  • Está disponível ao público.

Em relação ao compromisso de cumprimento da legislação, a norma ISO 14001 é ambígua, pois não impõe níveis pré-definidos de desempenho ambiental, requerendo apenas que a organização se comprometa a procurar melhorar continuamente o seu. Assim, uma organização pode não estar em situação de cumprimento efectivo e apenas estar numa situação em que demonstra objectivamente, através das suas acções, a intenção de a cumprir. Por outro lado, duas organizações com actividades semelhantes, mas que tenham desempenhos ambientais diferentes podem ambas cumprir os requisites desta norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com