TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALE DO IGUAPÓ DE BAURU

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

Faculdade Anhanguera Bauru - Unidade Norte

 End: Av. Moussa Nakhal Tobias, 3-33 – Pq. São Geraldo – Bauru/SP, 17021-005

www.unianhanguera.edu.br

Telefone: (14) 3237-6272

Curso

Direito

Matéria

Direto Ambiental

Tema

Vale do Iguapó

Nome: Melissa Neves de Souza                   R.A: 76817584-07

Turma: 4° Série

Professor: Leandro Marconi

Bauru, 28 de maio de 2015.

Vale do Iguapó

O Vale do Igapó foi lançado nos anos 70 como empreendimento modelo de ocupação urbana

no Brasil, com loteamento nas áreas em Bauru, Pederneiras e Agudos.

Transformou-se em um imbróglio judicial no final dos anos 90.

Obtendo história, mas não tendo Infraestrutura.

Retomado há poucos anos o processo de urbanização para a população.

Em dezembro de 1979, o na época presidente da República, general João Batista Figueiredo sancionou a lei federal que trata do parcelamento do solo, com implicações para as áreas do direito administrativo, civil e ambiental.

A lei 6.766 pretendeu acabar com a prática comum de se lotear áreas na zona urbana e deixar para o tempo se encarregar da urbanização.

Com o surgimento dessa nova concepção urbanística, ocorreu o surgimento de muitos problemas que rodeiam muitos dos moradores até hoje, que foi a compra de vários terrenos com irregularidades, advindo desde construções inacabadas, solos irregulares, à falta das escrituras das residências.

Danos que gerou diferentes efeitos colaterais, congelamentos e confiscos.

Essa situação inviabilizou a sustentabilidade econômica do projeto. Gerando a paralisação da implantação de obras da infraestrutura, previstas nos contratos, gerando disputas judiciais que complicaram ainda mais a almejada urbanização completa.

Ocorre que a lei do Cerrado, sancionada em 2009, proíbe construções ou desmatamento em áreas de preservação ambiental.

Devido a isso vários moradores de Bauru, não conseguem regularizar a situação junto à Prefeitura, pois o Vale do Iguapó fica  no meio de uma área protegida pela Lei do Cerrado, que não permite o desmatamento desse tipo de vegetação, típica da região.

- APA, Vargem Limpa, Campo Novo.

O lote está inserido dentro de uma área de proteção ambiental que é a APA, Vargem Limpa, Campo Novo. E por isso não pode haver desmatamento, terraplanagem e nem parcelamento de solo.

Em Bauru temos área de preservação permanente, áreas de preservação ambiental e o cerrado, sendo o Vale enquadrado em área de preservação do Cerrado.

Muitos dos moradores na época compraram sem saber da existência da área de preservação destes lotes, e por isso não obtém o desmembrado e a escritura regularizada até hoje, pois muitas imobiliárias prometeram a construção e não cumpriram devido a tais restrições.

Acontece que muitos moradores vivem em condições precárias, sem água, energia e esgoto, e para obtenção de tais itens essenciais é necessário a regularização dos seus lotes.

Para a regularização ocorrer, aqueles que já possuem a construção das suas casas ou já conseguiram o desmembramento do seu lote, é preciso ter a escritura, para obtê-la é necessário o registro da planta à Prefeitura da cidade. Aqueles que possuem a escritura e ainda vive em tais condições, é preciso se adequar ao projeto de construção exigida pela Prefeitura.

Para a população de baixa renda a Prefeitura consegue verbas para custear a regularização de imóveis, isentando também das taxas municipais, os donos de imóveis com tamanho de até 70 (setenta) metros quadrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (240.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com