TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética ambiental

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Ética Ambiental:  É a forma de agir do Homem no meio em que ele vive, é o seu relacionamento  para com a natureza. Tendo em vista que todos os seres são iguais, o homem não pode desrespeitar a natureza, o habitat de outros seres, visando seu próprio interesse.

A cana-de-açúcar e etanol/combustível verde: o início do cultivo de cana-de-açúcar sempre dependeu de trabalho escravo. Nos tempos de hoje, pode-se observar que não houve grandes mudanças, pois a colheita de cana-de-açúcar continua sendo feita de forma tradicional, com queimadas e trabalho em situações precárias.

Dignidade da Pessoa humana: Os cortadores de cana dos canaviais são migrantes de regiões como nordeste, tem idade entre 16 e 35 anos. São submetidos a duro controle durante a jornada de trabalho. São obrigados a cortar  cerca de 10 toneladas de cana por dia, caso contrário, perdem os empregos. Vítimas de doenças respiratórias e desgastes na coluna, deformações nos pés entre outros enfermos. Tudo isso fica obscuro diante dos índices econômicos  e a promessa de que o etanol é a salvação do planeta, mais na verdade o que acontece é a poluição com as queimadas e a vulneração da dignidade da pessoa humana.

Interesse econômico: A indústria sucro-alcooleira tem a missão de curar o vício do petróleo, não respeitando o bioma de maior importância na terra (Amazônia), com isso vira os desmatamentos, queimadas e os problemas sociais, já que 65% do trabalho canavieiro necessita de força braçal. Mas quando se fala em economia, tudo isso é deixado de lado.

Princípio da Precaução: Proposto na conferência conhecida como Eco 92 é a garantia que permite reagir rapidamente em face de um possível risco para a saúde humana, animal ou vegetal, ou quando necessário para a protecção do ambiente. Na realidade, caso os dados científicos não permitam uma avaliação completa do risco, o recurso a este princípio permite, por exemplo, impedir a distribuição ou mesmo retirar do mercado produtos susceptíveis de serem perigosos.

Bancos: Um grande problema é que o sector financeiro empresta a quem desmata. Mas isso já está sendo resolvido com o chamado Selo Verde – atestado de que a exploração florestal se faz de forma sustentável -. A maior parte dos Bancos assinou o Protocolo do Equador  que são critérios para concessão de credito, onde asseguram que projetos financiados  sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável.

O Povo Unido:  O assunto é grave, cabe à população ter uma preocupação concreta, todos juntos. Sem isso, o Poder Público não se comoverá. Todos tem acesso às infovias para que possamos fazer com que chegue aos ouvidos das autoridades. A denúncia é outro instrumento de atuação cidadã em defesa do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com