TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Mercado

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Leiam o texto em anexo e, com base nas discussões levantadas, faça uma análise das características da demanda e oferta de arroz no país ressaltando as características do produto e as possíveis elasticidade-preço da demanda e da oferta e elasticidade-renda da demanda. Avalie os possíveis movimentos em determinantes da oferta e demanda que indiquem aumento dos preços do arroz. Apresente a representação gráfica do mercado, os possíveis movimentos das curvas e seus pontos de equilíbrio.

Explique também como o aumento de preço do arroz pode ser decomposto, na visão do consumidor, em efeito substituição e efeito renda. Considere que os dois produtos na cesta são arroz e macarrão. Apresente a representação gráfica desses movimentos.

O arroz é um produto essencial na vida do brasileiro, ele está inserido na alimentação diária da população e dessa forma sua demanda é muito alta. Com a alta da demanda do exterior e do dólar, a exportação do arroz aumentou já que é mais rentável do que vender dentro do país e receber em real, desse modo, o produto ficou mais escasso no Brasil e com isso seu preço aumentou (lei da oferta e demanda, a oferta está menor e a demanda ainda existe então o preço sobe).

 Analisando do ponto de vista da elasticidade-preço da demanda, que apresenta a elasticidade da quantidade procurada de um bem ou serviço, em relação às mudanças nos preços destes, o arroz é um produto que possui substitutos, como o macarrão, no entanto, por ser muito cultural o seu consumo, nem todos irão o substituir, assim, se o seu preço sobe, o impacto pela demanda não é tão grande, e sua curva é mais inelástica. No entanto, pensando sobre a pandemia que o mundo vive e principalmente no Brasil, o impacto foi muito grande na renda da população, em que muitos perderam os empregos, dessa forma, um aumento num produto tão essencial como o arroz causa grande impacto na sustentação das famílias, então possivelmente a solução de muitas famílias será a substituição por outros alimentos, assim, nesse momento, o aumento do preço do arroz vai gerar grande variação na demanda e essa curva vai ser mais elástica. Quando se fala na lei da oferta, afirma-se que quanto maior os preços, mais elevada a quantidade ofertada, contudo, do ponto de vista da elasticidade-preço da oferta, que mede quanto a quantidade ofertada de um bem responde a uma variação no seu preço, existem os determinantes para que isso ocorra, e no caso dos produtores de arroz, ele nao conseguem aumentar a produção mesmo com o aumento dos preços porque é necessário o tempo de cultivo deste alimento, tendo então um efeito de inelasticidade. Já analisando a elasticidade-renda da demanda, que é a medida do impacto decorrente de uma variação na renda sobre a demanda de um bem, no momento de pandemia, o arroz que é um bem normal e necessário é de renda inelástico, ele é demandado independente da variação da renda, mas com a queda dessa renda e a existência de outras opções, ele pode ser menos demandado do que em uma situação normal.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (23.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com