TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Traços e Química Ambiental

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Estágio

Estagiário: Rafaela Bruna Botelho.

Orientador: Rômulo Penna Scorza Junior.

Área: Ciências Exatas e da Terra.

Modalidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Projeto: Dissipação de herbicidas em solos de textura contrastantes com cultivo de cana-de-açúcar em função dos níveis de palhada, sistema de plantio e escarificação.

Período: 06-11-2017 a 16-02-2018.

Dourados

2018

______________________________________________ Data:____/_____/

Orientador/Embrapa (Rômulo Penna Scorza Junior)

______________________________________________ Data:____/_____/

Estagiário(a) (Rafaela Bruna Botelho )

Sumário

1.        DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO        1

2.        OBJETIVO        2

3.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        2

4.        SÍNTESE DAS ATIVIDADES PROGRAMADAS NO PLANO DE ESTÁGIO E AS ATIVIDADES REALIZADAS        3

5.        CONCLUSÃO        4

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4


  1. DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

A Embrapa Agropecuária Oeste foi criada em junho de 1975, com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento de uma fronteira agrícola de grande potencial econômico que surgia no Sul do Mato Grosso. Está localizada na cidade de Dourados (Mato Grosso do Sul) e possui vinculo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e mantém forte parceria com as Universidades, Organização de Produtores, Agências de Desenvolvimento Rural, com organizações estaduais de pesquisas, com fundações de apoio a pesquisa, com órgãos e instituições dos três níveis de governo e com várias Unidades da Embrapa, o que propicia condições para o alcance dos objetivos e metas e, consequentemente, o desenvolvimento de tecnologias que proporcionam melhores condições de vida para a sociedade (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

A Unidade, por sua vez, desenvolve suas pesquisas nos principais sistemas de produção sustentáveis, dando enfoque no sistema plantio direto; manejo integrado de pragas e doenças; integração lavoura-pecuária-florestas (iLPF); cultivos consorciados e sistemas agroecológicos (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

Sendo uma Unidade de Pesquisa Ecorregional, a Embrapa Agropecuária Oeste atua de modo a aprimorar os sistemas de produção das cadeias de produtos agropecuários mais relevantes da sua região de abrangência. Sendo os seus trabalhos realizados de forma complexa e multidisciplinar, visando à sustentabilidade de todos os sistemas de produção predominantes. O objetivo direto da Unidade é realizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. Destacando a contribuição da Unidade para a diminuição do uso de insumos diminuindo, por sua vez, os impactos sobre os recursos naturais, como o uso de resíduos; organismos multifuncionais; comportamento ambiental de agrotóxicos e manejo da irrigação; zoneamento de aptidão agrícola; riscos climáticos e fixação biológica de nitrogênio (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

A Embrapa Agropecuária Oeste possui uma extrema importância na região do Mato Grosso do Sul, devido a apresentação de demandas desafiadoras, com inserção de novas culturas e formas de manejo diversificadas, envolvendo ainda pequenos e grandes agricultores (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

Além dessas, novas oportunidades de pesquisas com culturas agroenergéticas (cana-de-açúcar, sorgo sacarino e oleaginosas de inverno), com aquicultura, agroecologia e agricultura orgânica, cultura da mandioca, balanço de carbono e gases do efeito estufa e viabilidade econômica também fazem parte da matriz de PD&I da Unidade (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

Outro destaque são os avanços e as contribuições que a Unidade tem proporcionado, por meio de suas pesquisas, em relação ao Zoneamento de Risco Agroclimático (ZARC). O ZARC é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. Trata-se de um estudo elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos eventos climáticos extremos e permite a cada município identificar a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solos e ciclos de cultivares. (Embrapa Agropecuária Oeste, 2017).

  1. OBJETIVO

O objetivo foi agregar conhecimento sobre as técnicas de cromatografia líquida, gasosa e ultravioleta em diferentes compostos e materiais (água e solo), possuir um maior contato e aprendizado sobre a realização de purificação e concentração de extratos com resíduos de agrotóxicos, a preparação de soluções estoque e padrões analíticos.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiramente foi desenvolvido o preparo de soluções padrões de três compostos (Alachlor, Metolachlor e Simazine) onde os mesmos foram diluídos em 1,0 ppm no volume de 10 ml (em metanol). Após o preparo de soluções padrões, foi preparado o meio móvel (H2O – 0,1 % Ácido Fórmico e 5 MM de Formiato de Amônio (300 mL)), para que pudessem ser injetados em cromatógrafo á gás acoplado a espectrofotômetro de massas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com