TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conjuntura ntre Brasil e China

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

        A conjuntura Internacional progride no contexto da derrocada do sistema capitalista e ao analisar tal tema, estaremos automaticamente analisando o grande império, país central do sistema capitalista, pois desde a recessão sofrida por EUA os impactos a níveis mundiais ainda são extensos. No cenário Econômico Internacional também é muito importante para a compreensão dos aspectos entorno do assunto, abordar a conjuntura Econômica Chinesa e suas perspectivas, uma das economias que mais crescem no mundo, pois só nos últimos anos esse desenvolvimento gira em torno de 7 a 8% ao ano. De fato o objetivo central deste projeto é apresentar a grande relevância da parceria estratégica entre o Brasil e China que chega aos 30 anos, e deste modo iremos analisar os aspectos negativos e positivos nos campos da Cooperação bilateral, político-diplomático, econômico, e os recentes acordos entre os dois países.

Palavras Chave: Brasil, China, Comercio, Economia, Politica.

Abstract

        The international situation progresses in the context of the collapse of the capitalist system and to analyze this issue , we automatically analyzing the great empire , central country of the capitalist system , because since the recession suffered by US impacts the global levels are still extensive. In International Economic scenario is also very important to understand the environment aspects of the subject , addressing the Economic Chinese situation and its prospects, one of the fastest growing economies in the world , because only in recent years that development is around 7-8 % per year. In fact the main objective of this project is to present the great importance of the strategic partnership between Brazil and China remains up to 30 years and therefore we will examine the positive and negative aspects in the fields of bilateral cooperation , political-diplomatic , economic, and recent agreements between the two countries .

Keywords : Brazil , China, Commerce , Economics , Politics .


Sumário

Introdução............................................................................................................ 6

  1.         Abertura Comercial Brasil x China............................................................ 7
  1. Relações Politica-Diplomática.................................................................... 9
  1. Acordos Bilaterais.......................................................................................11
  1.  Principais produtos comercializados entre os países.............................. 12

Conclusão.......................................................................................................... 15

Referências Bibliográficas................................................................................. 16


Introdução

        Com o eclodir da crise mundial de 2008, e a recessão na economia norte americana houve uma grande reconfiguração do cenário econômico mundial e em 2009 a China se tornou oficialmente o principal parceiro comercial do Brasil. Nesse cenário, apesar de serem economias distintas e com algumas particularidades, Brasil e China estabeleceram uma união em busca de um espaço político diplomático mais favorável no contexto internacional, buscando acordos bilaterais que sejam benéficos as duas partes.

        Hoje em dia os investimentos e as importações chinesas são de fundamental importância para a economia brasileira que passa por um momento delicado, e para a própria China que apesar de apresentar uma taxa de crescimento de 7,4 % do PIB em 2014, o país enfrenta graves problemas, visto que sua taxa de crescimento nos últimos anos teve uma media de 8,5%.

        O presente trabalho busca compreender como essa relação é benéfica ao nosso país, como essa relação foi desenvolvida e quais suas perspectivas.    


  1. Abertura Comercial Brasil x China

        

        Inicialmente antes de relevar a compreensão das relações comerciais e econômicas de Brasil e China é indispensável ilustrar as etapas da abertura comercial de cada um. A década de 90 foi palco de grandes mudanças no que diz respeito à abertura comercial Brasileira e nesse contexto simultaneamente com o período da abertura vem acontecendo uma serie de transformações estruturais no exterior como é o caso do “Novo Regionalismo” caracterizado pela integração dos países através de acordos bilaterais e multilaterais, pois o conceito é de caráter neoliberal. Exatamente nesta década foi instaurada a nova politica Industrial e de abertura ao comércio exterior extinguindo a maior parte das barreiras não tarifarias herdadas do período da substituição de importação reduzindo consideravelmente as tarifas de importação. As reduções se dariam gradualmente entre 1990 e 1994, de modo que, no final do período, a tarifa máxima seria de 40%, a média de 14%, a modal de 20% e o desvio-padrão inferior a 8%. Em relação ao nosso parceiro Asiático ocorreu grandes mudanças após a morte do chefe de Estado Mao Tsé-Tung, e com a entrada do novo governo também totalitário Deng Xiaoping. No final da década de 1980 a China inicia diversas reformas econômicas, privatizações em larga escala, abertura externa do mercado Chinês e consequentemente permitindo entrada de capitas estrangeiros de forma controlada, com muita intervenção do Estado. Graças a essa politica de “portas abertas” iniciado em 1979 o país experimentou um processo econômico fantástico, evidenciado pelas altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do PIB per capita. De  1980 a 2004, o PIB do país registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-se a sexta maior economia do mundo  em 2004. Isto se deve principalmente ao seu rápido crescimento na área do comércio internacional, cuja participação total nesta área passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003. As Relações entre os dois países iniciaram no final do século XIX na pretensão Brasileira de trazer mão de obra Chinesa para atender as necessidades das atividades cafeeiras, acordo esse que fora negado pelo governo Asiático, pois havia receio das relações brasileiras com os imigrantes, já que a presença de escravos no país ainda era muito forte. Outro fato marcante que ocorreu nessa tentativa de aproximação foi em 1961 quando o Governo brasileiro estabelece um processo de aproximação com a República popular da China, nesse período o vice-presidente João Goulart parte com o intuito de promover essa missão comercial brasileira, porém as relações diplomáticas retrocedem em 1964, com o advento da ditadura no Brasil, os responsáveis comerciais chineses que estavam no país ficaram presos, enfraquecendo novamente a relação. Mas o fato é que mesmo tendo pouco contato de inicio, o vinculo foi se intensificando conforme o tempo passava. As relações sino-brasileiras aconteciam de forma diplomática e se expandiam aos poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com