TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização Ambev

Por:   •  15/11/2021  •  Dissertação  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

   Contextualização da empresa:

   Cervejas, refrigerantes, bebidas mistas, chopes, energéticos, sucos, isotônicos, águas e chás. Bebidas presentes em diversos momentos rotineiros ou celebrações. A Ambev, Companhia de Bebidas das Américas, é responsável por grande parte desse market share no Brasil. A origem data 1999, a qual sucedeu a união da Companhia Cervejaria Brahma (“Brahma”) e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (“Antarctica”), duas das cervejarias mais antigas do Brasil. Contudo o marco inicial ocorreu quando a Antarctica foi fundada em 1885 e a Brahma em 1888, como Villiger & Cia.

   De maneira geral, o faturamento da AmBev está associado da seguinte maneira: 75% à venda de cerveja, 20% a refrigerantes e 5% à água e isotônico. Vale ressaltar que, a Ambev é uma empresa de capital aberto, sendo uma das maiores corporações no Brasil, com sede em São Paulo, todavia, com atuações em todo o Brasil e no continente. Está presente em 16 países, contendo mais de 30 marcas de bebidas. A Ambev é uma das principais empresas do setor de Alimentos e Bebidas na Bolsa de Valores, abriu seu IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial) em novembro de 2013, o código de negociação das ações é o ABEV3.

   Durante o processo de estruturação da Ambev, alguns aspectos devem ser observados, como o ganho em escala, principalmente na relação com fornecedores, com consequente redução nos preços dos insumos em função do maior volume transacionado, e distribuidores dos produtos, com alteração das relações, com perspectivas positivas na implementação de revendas próprias, mais diretamente relacionada aos consumidores; produção cruzada, permitindo o melhor aproveitamento das fábricas, uma vez que todas têm condições de produzir qualquer uma das marcas. Outro aspecto relevante a acrescentar, diz respeito aos parâmetros utilizados pela Ambev para fazer a sinergia entre as duas empresas, com intuito de minimizar os riscos e desperdícios advindos das duas estruturas combinadas. Em relação aos softwares de gerenciamento da cadeia produtiva, utiliza-se os que já estavam instalados em pelo menos uma das empresas, optando-se pelos mais aperfeiçoados ou mais próximos dos padrões internacionais, apenas adaptando-os para a nova estrutura, reduzindo assim seus custos nessa área.

    No entanto, a consolidação de seus produtos exige um investimento contínuo, principalmente, sobretudo por estar presente tanto no mercado interno quanto no externo, empresas concorrentes de grande porte e destas há grandes players no segmento de cervejas, como a Heineken. Por outro lado, para os consumidores é interessante que haja esse acirramento competitivo, com empenho cada vez maior em diversificação dos produtos e melhoria de sua qualidade.

[pic 1][pic 2] [pic 3] [pic 4][pic 5][pic 6] [pic 7]

[pic 8] [pic 9]

[pic 10] [pic 11]

[pic 12] [pic 13]

[pic 14]

Principais linhas de prdouto da Ambev

Ações Ambev (ABEV3): tudo o que você precisa saber antes de investir! (vexter.com.br)

Ambev - Juntos por um mundo melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (454.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com