TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA FISIOCRÁTICA

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

A ESCOLA FISIOCRÁTICA

A fisiocracia surgiu quando Quesnay publicou seu primeiro artigo , e terminou quando Turgot perdeu seu posto no governo e Smith publicou “A riqueza das Nações”. No entanto , sua influencia durou por mais tempo devido as contribuições dessa escola do pensamento.

Visão geral dos fisiocratas

A fisiocracia foi uma resposta ao regime feudal , entretanto, continuou com os resquícios do feudalismo durante a época. A indústria francesa foi barrada no desenvolvimento devido aos pedágios,impostos  e tarifas submetidos pelas autoridades. A agricultura foi tributada por imposição da nobreza. Enquanto os camponeses pagavam impostos, a nobreza e o clero era isento das taxas.

O governo francês submeteram o comercio a varias regulamentações que tornava-se um obstáculo. A liberdade para o comercio de grãos era negada,sendo esta,proibida.

As associações de trabalhadores –as guildas- surgiram em prol dos direitos de exercer o comércio além de estabelecer os métodos de produção. O caráter das guidas mudou conforme a autorização e a regulamentação substituía a autoridade da cidade. Elas impediam a entrada livre de trabalho,restringiam e regulamentavam a produção,fixavam preços e se opunham a concorrência.

Principais dogmas da escola fisiocrática

- Ordem natural.

Para os fisiocratas, as leis econômicas eram como as leis da natureza, ou seja,elas tinham a capacidade de se auto regular e se manter em harmonia com as leis naturais.

-Laissez faire,laissez passer.

Essa é uma expressão de liberalismo ,ou seja , da não interferência do Estado na Economia. Os fisiocratas eram a favor da liberdade no comércio, e da livre concorrência.

-Ênfase na agricultura.

Os fisiocratas acreditavam que o comércio e a indústria eram atividades uteis, no entanto, estéreis. Apenas a agricultura era lucrativa pois ela produzia acima dos valores dos recursos de produção.

-Taxação do proprietário de terra.

Como eles acreditavam que a terra produziria o excedente que o proprietário recebia na forma de rendimento, apenas os proprietários deveriam pagar as taxas.

-Inter-relação na economia.

Analise da circulação de bens e capital dentro da economia.                                                        

Quem a escola fisiocrática beneficiou ou procurou beneficiar?        

A doutrina do laissez faire, ajudou no progresso da indústria,mesmo sem a intenção.

As taxas eram pagas somente pelos proprietários de terras, enquanto os comerciantes e o restante da sociedade era isenta de imposto. Tudo isso porque eles acreditavam que os donos da terra recebiam excedentes na forma de renda e,portanto, deveriam ser cobrados. Ao invés de contribuir, essa doutrina prejudicou os donos de terra.

Como a escola fisiocrática foi válida,útil ou correta em sua época?

O laissez – faire tornou se um entrave no desenvolvimento capitalista da economia. Culminou na Revolução Francesa o que colocou obstáculos no desenvolvimento. Para eles, a produção – e não a troca- era uma uma fonte de riqueza.

Quais dogmas da escola fisiocrática tornaram-se contribuições duradouras?

Um dos equívocos da Fisiocracia, era a de desconsiderar o comercio e a indústria. O desenvolvimento de ambas tornava imprecisa a análise fisiocrática. Outro equivoco era de que somente os proprietários de terra deveriam ser taxados.

Os fisiocratas estavam errados em dois pontos. Primeiro, eles não consideravam os comerciantes e os industriais no crescimento da economia, enquanto a importância da agricultura caia. Segundo, é que se as terras mantivessem nas mãos da nobreza, o consumo de luxo atenuar-se-ia. No entanto , o pequeno fazendeiro possuíram as terras após a Revolução Francesa , e se tornaram o alvo dos impostos.

 Houve uma grande contribuição da fisiocracia para a economia. A analise da sociedade ,dos bens e da riqueza, foi bastante buscada durante esse período,além de estabelecerem a Economia como uma ciência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com