TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola

Por:   •  28/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 - Considere o tipo de mercado em que existe, de um lado, um único empresário dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, produto substituto perfeito ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Essas características correspondem.

A. Ao monopólio em que o produto ofertado nesse mercado é diferenciado, não homogêneo.

B. Ao oligopólio, estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.

C. À concorrência perfeita em que os produtos são homogêneos e, portanto, não necessária competição entre os agentes envolvidos.

D. À concorrência monopolista em que há número significativamente grande de produtores e a participação de cada um é também significativa.

E. Ao monopólio perfeito em que exista grande número de empresas oferecendo um mesmo produto.

Justificativa

Questão 2 – Conforme Ernani Teixeira em Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário (2002, p. 7), “ a existência do sistema monetário financeiro pressupõe a existência da moeda. Mas o que é moeda? Se alguém utiliza o seu relógio para saldar uma dívida, o relógio é moeda? A resposta, sem dúvida, é complexa. Richard Dawkins argumenta que a moeda é um símbolo formal de altruísmo recíproco retardado. O economista, no entanto, utiliza uma definição ainda mais sutil: moeda é qualquer coisa que exerce a função de moeda. Assim, o entendimento da moeda requer, em primeiro lugar, o entendimento de suas funções”. Sobre as funções da moeda, analise as seguintes afirmativas.

I – A moeda permite intermediar as relações de troca, substituindo o escambo, e essa característica diz respeito a sua função de reservar valor.

II – Por ser possível acumular e guardar moeda, diz-se que ela tem a função de reservar valor.

III – Por ser utilizada como medida de valor, servindo de parâmetro para se apurar o valor monetário de transação de bens e serviços, diz-se que a moeda tem valor de troca.

Em relação a essas afirmativas é possível afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com