TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Fisiocrática

Por:   •  30/1/2023  •  Dissertação  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

                                               A Escola Fisiocrática

    Os fisiocratas surgiram na Franca, o inicio dessa escola foi em 1756 e teve seu fim em 1776, porem sua influência durou além do fim da escola.

                                       VISÃO GERAL DOS FISIOCRATAS

    A minuciosa regulamentação da produção pelo governo, impulsionou alta qualidade, mais com isso a produção não permitia que melhorias ou mudanças no método de produção fosse feita.0 crescimento do comercio e a concorrência cada vez maior tornaram essas regras desnecessárias.

    A indústria francesa teve seu desenvolvimento menos eficaz por causa das autoridades locais que diversos tipo de impostos e pedágios e tarifas comprometendo a movimentação de bens, enquanto que a nobreza e o clero eram isentos desses impostos.

    Por muito tempo o governo impôs ao mercado de grãos várias regulamentações, a exportação de grãos era proibida. Eles estavam mais preocupados em manter um fornecimento equilibrado. Em anos de fartura havia exceções, porem acompanhada de muita burocracia. Existia leis que ditava o valor que deveria ser vendido e onde seriam vendidos.

    Guild de mercadores e artesãos ficarão mais tempo na França, eles controlavam o direito de exercer o comercio em uma cidade, como também eles que decidiam como iria ser os métodos de produção no mercado das oficinas das cidades. O caráter dessas guildas veio mudar depois que a autorização e a regulamentação nacional das guildas substituíram a autoridade da cidade ou dos senhores feudais. Foi por intermédio dessa sociedade corrupta que as ideias fisiocráticas surgiram.

                                   Principais dogmas da escola fisiocrática

    • Ordem natural. Essa ideia tem como base que as leis da natureza governam as sociedades humanas, e todas as atividades humanas deveria ser mantida em harmonia com essas leis.

    • Laissez-faire, laissez-passer. "deixe as pessoas fazerem o que quiserem sem a interferência do governo". O governo deveria intervir o mínimo possível apenas o necessário para garantir que tudo funcione, os fisiocratas eram a favor da liberdade do comercio interno e também com o exterior.

• Ênfase na agricultura. De acordo com os fisiocratas a indústria o comercio e profissões eram importantes, porém não era tão produtiva como a agricultura (possivelmente mineração) porque ela produzia um excedente.

• Taxação do proprietário de terra. Os fisiocratas pensavam que como os agricultores produziam excedentes somente eles deveriam pagar impostos, para eles era melhor essa taxa ser cobrada diretamente.

                   Quem a escola fisiocrática beneficiou ou procurou beneficiar?

    Os camponeses poderiam ganhar com as ideias dos fisiocratas, porque as obrigações onerosas aos donos de terras teriam seu fim. Os fisiocratas estavam interessados em estimular o comercio interno de grãos e em incentivar a exportação de produtos agrícolas, como também importar produtos manufaturados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com