TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA NO AGRONEGÓCIOS E SUAS TECNOLOGIAS

Por:   •  8/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Pós Graduação Lato Sensu em

GESTÃO ESTRATÉGICA NO AGRONEGÓCIOS E SUAS TECNOLOGIAS

AVALIAÇÃO

Disciplina: Tópicos avançados de Economia Rural

NOTA

Docente: Simone Silva

Discente: Cinthya Ferreira de Paula

1ª Questão (2,0): Crescimento e desenvolvimento econômico são duas áreas importantes para o progresso de uma nação. Faça um paralelo de como ocorre, considerando o agronegócio, e sua contribuição para a evolução do país.

Crescimento econômico é quantitativo, ou seja, se dá pelo crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo, para avaliá-lo utilizamos do Produto Interno Bruto representado pela sigla PIB, e o Produto Nacional Bruto com a sigla PNB. Já o desenvolvimento econômico se dá por conta de uma melhor qualidade de vida, sendo avaliado no sentido qualitativo. O agronegócio é extremamente essencial para o crescimento econômico e para o desenvolvimento econômico de uma nação, tendo como base os aspectos anteriores.

2ª Questão (2,0): Explique os três tipos de inflação e cite exemplos de quando ocorreu impactos ocorridos no agronegócio.

Existem três tipos de inflações:

Inflação de custo: ocorre quando há aumento de incidência sobre o produto final, havendo o aumento da matéria inicial desse produto a inflação sobre, mas também pode ocorrer devido ao aumento exponencial de juros, salários, impostos e tarifas governamentais, por exemplo.

Inflação estrutural: como o nome diz, está ligada a baixa estrutura de determinado ambiente, locais de guarda e transporte dos produtos. Condições estas que aumentam o preço, devido ao investimento necessário para elevar os níveis estrutural.

Inflação de demanda: ocorre quando a aumento da oferta e procura de um determinado serviço, produto ou bem. A partir do momento em que se instala uma grande procura por um produto que a oferta não consegue suprir essa demanda, o valor do mesmo aumenta para que se torne compatível com o equilíbrio da economia e a busca/consumo tenha baixas para que se torne compatível com a capacidade de produção.

Um exemplo que ocorreu no ramo do agronegócio passível de citações e a inflação estrutural, que ocorre e já ocorreu em diversas regiões do mundo. Devido a baixa infraestrutura para armazenar alimento por exemplo, o mesmo não cumprindo as exigências básicas pode ser contaminado ou até mesmo sendo considerado improprio devido as condições em que ele se encontra, o que ocasiona uma sobrecarga na

demanda já que uma parte da mercadoria se perde, alastrando pela cadeia produtiva o que gera impacto na economia global, deixando a procura maior que a oferta, o que também entra no tópico de inflação de demanda.

3ª Questão (3,0): Comente sobre as potencialidades e desafios do agronegócio 4.0.

Um dos principais desafios para o agronegócio 4.0 ser implementado em todo o território brasileiro é a questão dos custos. Para a maioria dos agricultores brasileiros a implantação desses equipamentos digitais e a dificuldade com as redes/antenas de sinais se tornam um dos fatores que mais pesam e retardam esse processo. Primeiro se faz necessário que haja uma maior distribuição de internet para essas áreas, para dar início aos projetos disponíveis com toda essa entrada da tecnologia na nova era globalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com