TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica FGV Atividade Individual

Por:   •  6/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas 

Módulo:

Aluno: Filipe Gonçalves Constantinov

Turma: 1022-4

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Se encontrássemos uma lista de habilidades exigidas para uma determinada vaga de emprego, em especial de um gestor, de 10 ou 20 anos atrás veríamos que elas são bem diferentes das habilidades exigidas hoje para a mesma vaga. Isso por que as mudanças trazidas pela chamada quarta revolução industrial tem impactado não apenas as ferramentas e a forma como as pessoas trabalham mas também o próprio perfil dos profissionais que o mercado espera. (AS 10 COMPETÊNCIAS PARA 2025, 2020)

Com base nesse cenário surge a necessidade de elaborar planos de desenvolvimento interno para os funcionários das empresas a fim de capacitá-los a se manterem atualizados às exigências do mercado atual. Visando fazer exatamente isso, este trabalho se propõe a analisar o cenário atual da equipe de finanças da Raízen, empresa que atual no setor de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis e geração de energia, e propor um plano para o desenvolvimento da liderança e da equipe.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A Raízen é uma empresa muito grande e bem estabelecida no mercado, porém, é uma empresa relativamente nova que surgiu de uma Joint Venture entre a Shell e a Cosan. Por esse motivo a cultura da empresa ainda está em formação e o perfil dos funcionários, principalmente da alta gestão, é bem variado. Além disso, após a COVID-19, a empresa passou a adota o sistema híbrido de trabalho e também, o chamado home-office, ou seja, trabalho 100% remoto, para algumas equipes. Essa nova dinâmica de trabalho tem afetado a forma como os funcionários trabalham e exigido novos tipos de habilidades.

Entre as iniciativas de desenvolvimento dos funcionários já adotadas pela empresa e que merecem destaque estão a Universidade Raízen, ambiente onde são disponibilizados diversos cursos gratuitos tanto a respeito de hard e soft skills como também de conhecimentos específicos dos negócios da Raízen e também palestras e outros eventos realizado pela empresa geralmente com especialistas em diversos temas e com a liderança da empresa. Além disso, a empresa conta com diversas iniciativas de incentivo ao aprendizado como disponibilidade de bolsas de estudo para pós graduação, MBA, cursos de idioma, educação executiva, entre outros.

Por ser uma área que lida quase que exclusivamente com informações financeiras, a área de finanças faz o uso de diversos softwares como SAP, excel, Power BI, entre outros para realizar a gestão financeira da empresa. Isso também exige alguns conhecimentos específicos desses programas bem como conhecimento da própria operação em sí que a Raízen realiza através da produção e venda de açúcar e etanol e os demais produtos que a Raízen comercializa.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Devido ao grande enfoque da área de finanças na análise de dados quantitativos e das mudanças nas exigências do mercado em relação as habilidades dos funcionários e também do processo de adaptação ao teletrabalho, as principais carências da Raízen hoje podem ser divididas em 3 grandes áreas:

  • Softwares
  • Análise de dados
  • Interação e comunicação

Dentro da área de Softwares, podemos destacar que os principais recursos que a empresa utiliza estão relacionados ao ofice 365 e ao SAP. A maioria dos funcionários não recebe um treinamento formal desses sistemas, tendo que aprender na prática como utilizá-los, o que torna a curva de aprendizagem muito demorada.

Dentro da área de análise de dados, há uma necessidade grande de investimento em desenvolvimento de pensamento crítico e analítico, raciocíneo e capacidade de resolução de problemas complexos e avaliação de sistemas uma vez que essa é a principal função da área.

Dentro da área de interação e comunicação, talvez a principal devido a importância do tema, temos a necessidade de desenvolver as habilidades de liderança, inteligência emocional, criatividade, influência social, entre outros.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

A liderança da empresa tem bastante conhecimento técnico sobre finanças e também de como o negócio da Raízen funciona, porém, a interação com outras áreas da empresa não é tão boa quanto poderia ser pois essas áreas não veem a área de finanças como uma equipe parceira que os ajuda a atingir os objetivos da empresa. Isso se dá pela deficiência de algumas habilidades de relacionamento interpessoal e gestão associadas a comunicação não violenta, capacidade de influência e inteligência emocional dos funcionárops da equipe de finanças.

Outro ponto a se destacar é que a liderança é muito focada em processos e não tanto na gestão e potencialização do time, gerando falta de oportunidade para as pessoas se desenvolverem e aprenderem uma vez que os processos também são pouco documentadados e as mudanças de pessoas no time geralmente acarretam em um longo processo de treinamento até que a nova pessoa tenha todos os conhecimentos necessários para poder ter certa liberdade de agir sozinha sem precisar de tanto direcionamento e supervisão.

Por fim, outra grande necessidade é a evolução na capacidade de resolução de problemas complexos, uma vez que as operações da empresa estão aumentando e isso está exigindo níveis de complexidades cada vez maiores.

perfil desejado para o novo cenário

O perfil desejado é de uma liderança que seja tão boa nas interações interpessoais quando é boa tecnicamente, ou seja, é necessário desenvolver mais as habilidades relacionadas á interação e relacionamento interpessoal não apenas com os próprios funcionários da área mas também com áreas parceiras.

Também é necessário um esforço para desenvolver maior capacidade de influência e negociação e focar no desenvolvimento da equipe e na gestão do conhecimento para que o mesmo não se perca a medida que as pessoas sejam movimentadas de área ou deixem a empresa.

Além disso, aumentar a capacidade de resolução de problemas complexos é primordial.

competências a desenvolver

  • Comunicação não violenta
  • Negociação
  • Resolução de problemas complexos
  • Inteligência emocional
  • Gestão do conhecimento
  • Influência
  • Desenvolvimento e motivação do time

justificativa

Desenvolvendo essas competências a liderança poderá alavancar os resultados da área no sentido de fazer mais com menos, de obter maior colaboração de outras áreas suporte, se tornar a área uma parceira do negócio reconhecida por outras pessoas, desenvolver e reter talentos, gerar e reter conhecimento e solucionar problemas cada vez mais complexos que surgem das demandas adicionais que a área vem recebendo inclusive com novos produtos e fábricas sendo produzidos e construídos.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

A equipe tem pouco conhecimento sobre o negócio em sí. Um pouco por que á uma grande rotatividade dos funcionários e também por que não há uma gestão do conhecimento muito forte. Outro ponto é que a equipe é muito focada nas atividades e não necessariamente no objetivo das mesmas. Ou seja, não há tanta criatividade e formas novas e melhores de se fazer o que já se faz. Há um gasto muito grande de tempo com atividades manuais que poderiam facilmente ser substituídas por processos mais automatizados.

Além disso, há uma falta de conhecimento sobre melhores práticas de processos e meios de melhorá-los seja por meio de automatizações seja por meio de organização e padronização ou por simplesmente melhor gestão do tempo e das interações com as demais áreas da empresa no sentido de alinhamento de prazos de recebimento de informações.

Por fim, há uma certa deficiência na capacidade analítica dos funcionários, uma vez que não há um conhecimento muito grande por parte deles do negócio de também de formas de melhorar os processos a ponto de poder tirar um pouco o foco da parte operacional e poder gastar mais tempo fazendo análises críticas que ajudarão na tomada de decisão.

perfil desejado para o novo cenário

O que se deseja é que a equipe possa desenvolver formas de gerir melhor o conhecimento para que a alta rotatividade e mesmo as mudanças internas possam ser feitas sem muito prejuízo e necessidade de um período muito longo de aprendizado e adaptação.

Outro ponto é fazer com que a equipe pense em formas de melhorar os processos a fim de sair um pouco do perfil simplesmente de alguém que apenas atualiza planilhas para um perfil de pessoas que melhoram processos, analisam e criticam os números gerados e propõe mudanças positivas para a companhia.

Também é necessário desenvolver maior capacidade de negociação de prazos com áreas parceiras.

competências a desenvolver

  • Capacidade analítica
  • Automação e padronização de processos
  • Criatividade
  • Pensamento crítico
  • Aprendizagem ativa e gestão do conhecimento
  • Negociação

justificativa

Desenvolvendo essas competências a equipe poderá deixar de focar tanto em atividades manuais e desenvolver processos mais robustos e automáticos que permitirão que se gaste mais tempo analisando os números e tomando decisões sobre como melhorar o processo, recuzir custos, etc. Além disso, o desenvolvimento de novas formas de fazer coisas pode contribuir para uma visão diferente e possibilitar novas ideias e insights que possam beneficiar a empresa.

Por fim, também será possível com essas mudanças e aprendizados desenvolver o próprio time e contribuir para que os mesmos tenham mais oportunidades na carreira e mais capacidade de resolução de problemas e a empresa se beneficie de uma área mais organizadas com processos mais padronizados que não sofre tanto impacto pela rotatividade dos funcionários.

Considerações finais

No geral, o que se pode perceber é que a Raízen é uma empresa com alta rotatividade de funcionários que precisa desenvolver métodos e formas de reter e consolidar o conhecimento das pessoas para que não haja prejuízo quando pessoas saem da empresa ou assumem novas posições. Além disso há uma necessidade de ampliação da capacidade dos funcionários de resolver problemas complexos que pode ser alcançada motivando e dando ferramentas para as pessoas desenvolverem mais o raciocíneo crítico e analítico.

Criatividade para descobrir novas formas de fazer tarefas manuais, principalmente no sentido de automatizá-las, o que libera mais tempo para análise, também é uma necessidade primordial da área de finanças.

A liderança, por sua vez, necessita aumentar a sua capacidade de influenciar as pessoas trazendo motivação para impulcionar o time a buscar o aperfeiçoamento das competências citadas acima e também para melhorar a interação com as demais áreas da companhia. Além disso também é necessário evoluir na forma de comunicação não violenta para gantir que os contatos pessoais atinjam o objetivo desejado que é de incentivar e motivar as pessoas a crescerem na sua carreira buscando novos conhecimentos e obter as informações necessárias de outras áreas em tempo hábil para a realização das análises.

Referências bibliográficas

AS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DO GESTOR 4.0, 2020. Disponível em: <https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0>. Acesso em 09/11/2022.

AS 10 COMPETÊNCIAS MAIS VALIOSAS ATÉ 2022, 2020. Disponível em: <https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022>. Acesso em 09/11/2022.

AS 10 COMPETÊNCIAS PARA 2025, 2020. Disponível em: <https://benefhealth.com.br/as-dez-competencias-para-2025> Acesso em 09/11/2022.

AS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DO GESTOR 4.0, 2020. Disponível em: <https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0>. Acesso em 09/11/2022.

FERREIRA, V. C. P., et al. GESTÃO DE PESSOAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2 edição. Rio de Janeiro: FGV Editora IDE, 2017.

LIDERANÇA 4.0: COMO AGIR NESSE NOVO MODELO DE MERCADO?, 2019. Disponível em: <https://www.poderdaescuta.com/lideranca-4-0-como-agir-nesse-novo-modelo-de-mercado>. Acesso em 09/11/2022.

MUNDO VUCA: COMO LIDERAR NESSE CENÁRIO?, 2020. Disponível em: <https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca>. Acesso em 09/11/2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com