TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas FGV Atividade Individual

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: MBA Gestão Empresarial 20/21

Aluno:

Turma: G

Introdução

Esse estudo se dedica a tratar dos principais pontos relacionados aos perfis de liderança, de acordo com todo conhecimento abordado na disciplina de gestão de pessoas, através de vídeo aulas, livros, entre outros materiais, que foram de grande valia para meu aprendizado e reconsideração acerca desse tema tão rico, que me fascina e me impulsiona a buscar cada vez mais conhecimento, que é a Gestão de Pessoas.

A participação da liderança tem se transformado ao longo da história e ela é fundamental nos tempos atuais, onde a gestão do conhecimento e a retenção dos talentos que os detém são ponto chave para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Os perfis de liderança já foram amplamente estudados e vem se transformando a medida que nossa sociedade também se transforma. A globalização, tão citada nas mais diversas linhas de estudo, tem proporcionado o acesso à informação e gerado mudanças de maneira geral, e não seria diferente com a liderança.

Passamos pela Teoria dos Traços de Personalidade, com foco em estudar o que o líder é, onde se acreditava que a liderança era algo inato, partindo de traços de personalidade, físicos, interceturais, sociais e relacionados com a tarefa, indicando que quem nascesse dentro desse perfil certamente seria um líder.

Posteriormente passamos pela Teoria dos Estilos de Liderança, onde se acreditava que através de treinamentos seria possível qualquer pessoa se tornar um líder e tem como foco o que o líder faz.

Por fim chegamos a Teoria Contingencial ou Situacional, que considera o contexto da liderança e liderado, frente as circunstancias em que trabalham, não havendo um perfil único ou correto. Onde não só o líder influencia seus liderados como também é influenciado por eles.

Na atualidade dez perfis de liderança elencados por especialistas em recusos humanos e vou discorrer a respeito de cada um deles:

  1. Coercitivo – é o líder autoritário e impositivo, que não delega nem ouve seus liderados, sendo ele o único dono da verdade. Hoje em dia ainda se vê líderes com esse perfil, mas se sustentam muito mais em casos e áreas muito específicas de atuação, especialmente em alguns tipos de projeto de curto prazo ou para lidar com colaboradores problemáticos.

Ponto positivo: em projetos de curto prazo ou em equipes muito deslinhadas, consegue manter o foco e obter resultados.

Ponto negativo: pode desmotivar sua equipe e perder contribuições que poderiam ser valiosas para os resultados, dificilmente é eficiente na retenção de talentos.

  1. Democrático - aqui temos o líder que compartilha e envolve seus liderados, ele tem a colaboração como tema central. Faz com que seus liderados pensem e contribuam com seu conhecimento e visão, definindo a ação pelo consenso comum. Ele é ótimo para a motivação e retenção de talentos.

Ponto positivo – coopera com o desenvolvimento dos membros da equipe e em geral tem uma equipe mais homogênea e com maior maturidade.

Ponto negativo – pode demorar para tomar decisões.

  1. Autoritário – tem pulso firme e espera que tudo seja feito com excelência, mas se preocupa em motivar sua equipe para trabalharem junto com ele. Em geral está a frente de projetos e ações com prazo determinado e precisa não só orientar muito bem seu time, mas também garantir que todos estejam trabalhando no mesmo ritmo e com o mesmo foco. Ele pode ser bom para mobilizar e motivar pessoas a curto prazo, mas no longo prazo pode levar a equipe a se desmotivar e perder talentos.

Ponto positivo – foco para resultados.

Ponto negativo – dificuldade com quem não apresenta resultados.

  1. Marcador de ritmo – lidera pelo exemplo e é voltado aos resultados, tem alto nível de energia e motivação. Em geral é aquele que trabalha até depois do horário e seu foco está no trabalho. Nos dias atuais em que boa parte dos profissionais busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, esse líder pode encontrar dificuldades com seu time, se não estiverem todos com o mesmo comportamento “workaholic”, podendo distorcer o conceito de comprometimento.

Ponto positivo – alcance de resultados

Ponto negativo – desmotivação da equipe e impaciência com os que não estão no mesmo no mesmo nível de energia.

  1. Paternal – coloca as necessidades das pessoas em primeiro lugar, ele preza por construir sua equipe baseado em relacionamento, proporcionando um bom ambiente de trabalho. Em geral sua equipe é muito unida e voltada aos relacionamentos. Pode estar mais preocupado com a emoção do que com os resultados e para a empresa pode ser um risco.

Ponto positivo – tem uma equipe unida.

Ponto negativo – dependência emocional e dificuldade em dar feedbacks negativos que são necessários para o constante aprendizado e desenvolvimento dos liderados, bem como os resultados da empresa.

  1. Treinador – tem foco na capacitação e desenvolvimento da sua equipe, exímio incentivador e tem visão aguçada para identificar pontos fortes e fracos. Ter um líder com esse perfil pode fazer a diferença em qualquer fase da carreira, especialmente para quem está no começo da carreira e poderá adquirir muito conhecimento que levará para a vida. É preciso que ele seja claro quanto aos propósitos do negócio e os resultados esperados.

Ponto forte – capacitação da equipe

Ponto fraco – pode discernimento para entender que nem tudo se resolve com treinamento.

  1. Centralizador – esse perfil é muito comum nas organições, especialmente os líderes com pouco ou nenhuma experiência prática, talvez por se sentir vulnerável ou por ter sido sempre o responsável pelas ações e no papel de liderança precisará buscar conhecimento para desenvolver habilidades que possivelmente não foram testadas até então. Ele tem dificuldade de delegar as atividades operacionais e quando o faz, precisa passar pela validação dele. Não envolve sua equipe nas tomadas de decisão e em geral toma decisão sozinho. Para profissionais com pouca maturidade esse perfil de liderança pode agregar muito.

Ponto positivo – figura importante para equipes com pouca maturidade

Ponto negativo – desmotivação da equipe e estagnação

Liberal – esse perfil delega poderes e não acompanha de perto, em geral intervém se for acionado. Nesse tipo de liderança há espaço para criatividade, inovação e troca de conhecimento. Perfil muito adequado a equipes multidisciplinares e que possuem alto nível de maturidade.

Ponto positivo – estimula a criatividade da equipe.

Ponto negativo – pode faltar foco e  ter resultados comprometidos, se a equipe não for madura o suficiente.

  1. Inspirador – é um líder que sabe inspirar pessoas, fazendo com que assumirem missões desafiadoras e que se responsabilizarem pelos resultados. O líder inspirador tem capacidade de compartilhar sua visão e assumir riscos de forma inteligente e direcionada.

Ponto positivo – motivação da equipe.

Ponto negativo – dificuldade em lidar com pessoas de personalidade forte e prefiram a acomodação.

  1. Visionário – tem visão de futuro, consegue enxergar além do dia a dia e trabalha para alcançar resultados extraordinários. É aquele líder que tem conhecimento da sua atividade e da empresa em que trabalha, conhece o mercado e os seus concorrentes. É excelente comunicador, tem carisma, alta capacidade de assumir riscos e um planejamento impecável.  Desenvolve bem projetos de longo prazo e é capaz de reconhecer talentos com facilidade.

Ponto positivo – é motivado e inovador.

Ponto negativo – pode ter dificuldade com tarefas de curto prazo.

Considerações finais

É evidente a importância do autoconhecimento, do conhecimento do mercado e principalmente o interesse por pessoas, em seus mais variados aspectos, visto que quanto mais se conhece de si mesmo e de pessoas em geral, maiores serão as chances de acerto nesse desafiador e instigador papel de líder, ao passo que é preciso trabalhar de forma a obter o melhor de cada liderado e também atender aos objetivos da empresa, que visa ter lucro ao final de tudo.

Vale ressaltar que há uma predominância de perfil em cada líder, mas que em geral temos um percentual dos demais, então cabe a cada líder, buscar conhecimento e autoconhecimento, para se tonar o líder que a situação pede, não fugindo a sua essência, mas trazendo à tona muitas vezes partes do seu perfil que são pouco excercitadas, mas que estão alí, guardadas em algum ponto, esperando a busca para se fortalecerem e virem à tona.

É importante que o líder da atualidade esteja alinhado com as estratégias organizacionais, tenha capacidade de adaptação, muita sede de conhecimento e habilidade de influenciar sua equipe a trabalhar engajada para o atingimento dos objetivos comuns.

Referências bibliográficas

:: NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em:  http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em xx/xx/2020. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2020.

:: FERREIRA, Victor et all. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2017, 2.ed. 

::.http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: fev. 2021.

:: https://institutoi9c.com.vc/blog/quais-sao-os-perfis-de-lideranca-mais-comuns-conheca/ Acesso em: fev. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com