TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Um dos gigantes mundiais de produção de carros – a General Motors, vai investir biliões de dólares Na China, duplicando a sua produção de carros, com 20 modelos diferentes. Entre os efeitos desta medida, qual é que irá criar impactos significativos?

c) diminuição dos preços dos carros como consequência da concorrência;

  1. Das variáveis que compõem o ambiente geral duma organização, diga qual das alistadas abaixo, pode explicar o aumento do negócio informal nas estradas de Maputo?

       c) Factores económicos

  1. Qual das características abaixo não faz parte dos passos ou estágios de tomada de decisão?
  1. consulta aos subordinados;

  1. Quando uma empresa decide tornar-se uma organização global:
  1. torna-se automaticamente uma organização sem fronteira;
  1. As formas de ingressar no mercado internacional estão alistadas abaixo. Quando uma empresa moçambicana decidir vender hamburgers da McDonald em Moçambique, poderá caracterizar-se como:
  1. franchising;
  1. Um cliente num hotel reclama que o seu quarto não foi apropriadamente limpo com aspirador de pó. Este pode ser considerado um evento ocasional e pode ser resolvido através duma acção rotineira. Isto seria,
  1. uma decisão não-programada;
  1. Embora seja importante ter alguns planos, uma crítica ao planeamento é:
  1.  que é muito flexível para ser útil;
  1. A importância das premissas do planeamento, está no facto de:
  1. Evitar que os planos sejam feitos sem objectivos identificados.
  1. O processo que analisa o ambiente externo de uma organização para identificar oportunidades que se ajustaram aos seus recursos e capacidades internas, de modo a encontrar uma área (nicho) estratégico é conhecido como:
  1. análise BCG
  1. De acordo com matriz de análise de carteira (portifólio) do Grupo de Consultores de Boston (Boston Consulting Group’s) o negócio duma padaria onde a participação de mercado é muito baixa (há muitas padarias) e crescimento é muito lento se encaixaria em qual dos aspectos estratégicos abaixo?
  1. Estrela?
  1. Em Moçambique está cada vez mais difícil para os jovens arranjarem emprego. Algumas pessoas procuram encontrar “padrinhos” para terem acesso a um emprego. Na sua opinião qual dos níveis de questões éticas a seguir melhor encaixa o fenómeno?
  2. pessoal;
  1. Qual das proposições abaixo sobre questões éticas é verdadeira?
  1. as questões morais mostram-nos a interacção entre o indivíduo e a comunidade;

Parte II

  1.  Análise SWOT é o processo de identificação dos factores que afectam o processo de planeamento, tais como o crescimento da população, o ambiente político e as pressões sociais – que não têm uma causa directa e localizável. Verdadeiro/Falso.

R: falso, os factores acima referidos afectam sim mas não de uma forma directa.

  1. A atitude de gestão que enfatiza o uso das melhores práticas e o emprego de pessoas oriundas de qualquer parte do planeta, independentemente do país de origem da organização, tem uma visão geocêntrica ou orientada para o mundo. Verdadeiro/Falso.

R: verdade, pois na gestão não é vigorante a visão etnocêntrica que defende que o que importa é cultura de região e não de outras regiões e a visão é orientada para o mundo.

  1. Quando uma empresa segue padrões de controle da poluição porque estes foram estabelecidos pelo governo central, a empresa está a ser socialmente responsável. Verdadeiro/Falso.

 

  1. A motivação primária para a união das nações europeias, UE, era de lhes permitir reafirmar a sua posição contra a força industrial dos EUA e o Japão. Verdadeiro/Falso.

R: falso, pois o principal objectivo da criação da EU é acabar com as guerras entre os países vizinhos, ou seja, promover a paz.

  1. Milton Friedman representa a visão clássica de que a responsabilidade ética primária de qualquer gestor é operar nos melhores interesses dos acionistas. Verdadeiro/Falso.

Parte III

      18. Onde é que se pode aplicar o empreendedorismo? Discuta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (318.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com