TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Vantagem Competitiva.

Por:   •  2/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

Posicionamento estratégico. Processos internos Minas Móvel.

Organização e Vantagem Competitiva.

Junho/2019

[pic 2]


Elaborado por: Alex Sandro Brito de Farias

Disciplina: Gestão estratégica da teoria da informação

Turma: MBA Gestão Empresarial EAD


Tópicos desenvolvidos

        O presente relatório vem apresentar ferramentas para otimizar a atuação da empresa Minas Móvel perante o mercado, sendo eles:

        - Produção;

        - Distribuição;

        - Logística;

        - Serviços.

Apresentação e objetivo

Há 29 anos atrás, precisamente em 30 de dezembro de 1990, os aparelhos celulares adentram na rotina dos cariocas mudando a cultura social do Rio de Janeiro (UOL, 2010). Essa mudança veio de forma acelerada fazendo que a informação chegue em tempo real não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo.

De acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em maio de 2018 atingimos a o número de 306 milhões de dispositivos portáteis em uso (LIMA, 2018).

        Portanto, junto do avanço tecnológico da internet e da telefonia móvel surgiram os desafios para as empresas do setor de comunicação: A organização, vantagem competitiva e seu posicionamento estratégico perante seus consumidores e prestação de serviço.

        Desse modo o presente relatório apresenta a idéia para a otimização dos processos de produção, distribuição, logística e serviços visando nortear a atuação da empresa Minas Móvel perante o cenário nacional.

Desenvolvimento

        Com a evolução tecnológica, destacando a velocidade da informação, os consumidores tornaram-se mais exigentes fazendo com que a concorrência de mercado ficasse mais acirrada. Logo o posicionamento estratégico tornou-se a principal ferramenta para a organizações empresariais que visam manter seus negócios fortes e duradouros.         Como base nas cinco forças de Porter: Poder de Negociação dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos, Ameaça de entrada de novos concorrentes, Rivalidade entre os concorrentes e Poder de Negociação dos Clientes (NAKAGAWA, 2019), com o complemento do Modelo Delta (HAX e WILDE, 2001) que tem como objetivo criar um vínculo entre empresa e consumidor, é apresentado ações estratégicas a serem adotadas nos seguintes processos:

Produção

        Com o avanço digital, tendo o WhatsApp como principal concorrente, a empresa Minas móvel deve criar uma gerencia de produção de aplicativos com conteúdo voltados a rotina de possíveis e futuros usuários. Partindo do pressuposto que o consumidor deseja receber informação de forma rápida cabe a empresa Minas Móvel com sua gerencia de TI oferecer junto a rede de telefonia e internet aplicativos que incentivem ao empreendedorismo; curso básico de línguas (Inglês e espanhol); educação financeira; e culinária e nutrição.

        Com a correria do dia-a-dia, esses aplicativos podem ser acessados no horário de almoço, intervalos de jornada de trabalho e a noite em suas casas, pois além de manter o cliente atento as mudanças sociais, lhe oferece educação com informações úteis e praticáveis na sua vida.

        Junto dessa criação destaca-se que a empresa pode se tornar um canal publicitário monetizando esses aplicativos: oferecendo espaço e tempo de divulgação à outras empresas que querem apresentar seus produtos relacionados aos assuntos apresentados nos Apps. Dessa forma a Minas Móvel irá gerar receita tanto com seus clientes, quanto com propaganda e publicidade.  

Distribuição

        A empresa Minas Móvel deve criar um portfólio de produtos com três tipos de assinatura:  A básica que dá ao cliente acesso a um dos Apps; a intermediária que dá acesso ao dois Apps ao cliente; e por fim, a avançada que dá ao cliente acesso a todos os Apps.

        A distribuição dos aplicativos deve ser feita no Google Play e App Store, atingido os sistemas operacionais telefônicos do país (Smartphone e Iphone), seguindo o serviço de licenciamento, o qual ajuda a evitar a instalação e o uso não autorizado dos Apps.

        Assim, a empresa poderá atingir todos os níveis da sociedade levando em conta o número de telefones móveis ativos no país. 

Logística

        Levando em conta que as mudanças são muito rápidas no cenário econômico e social atual, a empresa Minas Móvel com sua Gerencia de TI criará equipes para o desenvolvimento de aplicativos voltados para: Estudo básico da língua espanhola e inglesa; empreendedorismo; educação financeira e culinária e nutrição; uma vez que esses são assuntos atuais chamando a atenção do usuário e aguçando sua curiosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (783.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com