TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Política Fiscal

Por:   •  20/5/2021  •  Resenha  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA FUMEC

Curso de Engenharia de Produção Civil[pic 1]

 Engenharia Econômica

Turma:  CH         Data: 31/03/2020

Prof.(a).: José Henrique da Silva Júnior

Aluno(a): ______Tiago da Costa Vaz_____________________

Resenha 01: Política Fiscal

O texto lido para esta resenha foi uma obra sobre Política Fiscal que reflete bastante na atual situação do Brasil e demais países. A obra consegue apresentar, de forma bem esclarecedora, o sistema fiscal que diversos países utilizam para garantir a estabilidade financeira do mesmo e de sua população, além de alertar os perigos que podem ser causados devido à má gestão dos governos.

A obra, tendo apenas 9 páginas de conteúdo, consegue nos mostrar, em 6 partes, que existem diversas situações e realidades, de como gerir uma empresa e como se adaptar aos acontecimentos que podem ocorrer durante diversos tipos de situações, incluindo fases negativas e fases positivas.

Inicialmente no texto, podemos enxergar claramente que a política fiscal é um meio do governo controlar suas finanças, de modo que evite qualquer tipo de recessão ou inflação. O autor também deixa explícito que existe dois modos de gerir a política fiscal, de modo contracionista, controlando todos os gastos e despesas, garantindo um crédito positivo, e o modo expansionista, que trata-se de investir no mercado a fim de aumentar e incentivar o comércio nacional, a curto prazo, mesmo se endividando em crédito negativo durante um período de tempo.

O autor deixa bastante claro a importância da PF, que deve ser lidado com cuidado pois pode influenciar o país inteiro, também, compara uma empresa comum, com seus lucros e dividendos com a “empresa” que se chama governo, e mostra que, embora não são a mesma coisa, devem seguir a mesma forma de gestão, garantir um lucro maior que suas despesas.

Somado a isso, é apresentado a Política Monetária e suas formas de agir, a gestão da moeda disponível na economia, sendo regulado pela taxa de juros. Conseguimos perceber que após entender um pouco sobre ambas as políticas, embora não relacionadas, devem ser utilizadas de mesmo modo, ou seja, uma PF contracionista deve ser aplicada junto a uma PM contracionista, enquanto uma PF expansionista deve andar sempre junta a uma PM expansionista, devido a consequências caso sejam utilizadas de forma errada.

Por fim, de forma breve, chegamos à conclusão que esse tipo de processo requer uma grande responsabilidade, e embora exista dois modos de gerir um governo, ambos devem ter como objetivo ao longo prazo buscar o superávit fiscal e evitar grandes recessões e inflações altas.

Sobre a obra, na minha visão crítica, embora seja um texto propagando, que tinha como objetivo, aconselhar empresas sobre políticas fiscais e monetárias, conseguiu apresentar de forma clara o conteúdo em que a empresa autora trabalha, além de transmitir a informação de forma bastante eficiente, deixando transparente, do que se trata a empresa e sua área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (717 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com