TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Sobre Mercado Competitivo

Por:   •  1/8/2023  •  Dissertação  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA


ECOB40 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA




ISABELE LEITE





TEXTO DISSERTATIVO

                                                                                                                    




Salvador  


2023

1 TEXTO  

O mercado competitivo pode ser definido a partir das seguintes características: quando há muitos compradores e fornecedores, há muitas empresas vendendo produtos que são parecidos e de modo que cada uma delas são tomadoras de preço, assim como os compradores, e não há nenhum empecilho para entrada de novas empresas ou para saída de outras empresas no mercado.

 

O capítulo 7 do livro explora a ideia de que a realidade capitalista é desfavorável à produção máxima. O Schumpeter   argumenta que a expansão da produção ocorreu apesar da sabotagem da burguesia dominante, enquanto outros autores argumentam que a estrutura monopolista inverteu a tendência da produção produtiva. No entanto, Schumpeter critica essa visão, argumentando que a concorrência perfeita nunca existiu e que o crescimento médio da produção não diminuiu desde 1890, destaca a natureza evolutiva do capitalismo e a importância da destruição criativa para o funcionamento do sistema e também aponta que o estudo do capitalismo deve ser feito por um longo período de tempo, e que a análise fragmentária de partes individuais não leva a conclusões gerais. Já no capítulo 8 ele aborda a questão do poder de monopólio dentro do sistema capitalista, reconhece que uma característica do capitalismo é sua tendência a concentrar o poder econômico em grandes corporações que buscam e conseguem manter monopólios em determinados setores. Schumpeter argumenta que, embora os monopólios possam minar a concorrência e o livre mercado, eles também podem ser uma consequência inevitável da dinâmica do sistema capitalista. Ele argumenta que o monopólio surge como resultado de um processo de "destruição criativa", no qual empresas inovadoras e dinâmicas superam concorrentes de longa data.

Schumpeter não concorda plenamente com a visão convencional de que o mercado é perfeitamente competitivo, podemos observar isso no capítulo 7 onde ele argumenta que o processo de destruição criativa é um componente-chave do dinamismo econômico e do progresso de longo prazo. De acordo com essa teoria, a inovação disruptiva e as mudanças na tecnologia são impulsionadas por empreendedores que trazem novos produtos, processos ou modelos de negócios para o mercado. Ele via o mercado perfeitamente competitivo como uma alheação teórica que não correspondia às realidades da economia capitalista e argumentou que a competição não é um campo de jogo nivelado, mas uma competição entre diferentes formas de inovação e empreendedorismo. Schumpeter acreditava que o capitalismo era caracterizado por períodos de monopólio ou oligopólio temporário, durante os quais as empresas inovadoras ganhavam uma vantagem competitiva e dominavam o mercado por um período de tempo.  Embora reconhecendo que os mercados perfeitamente competitivos podem ser um ponto de referência útil para a análise teórica, Schumpeter alega que o dinamismo econômico e a inovação no capitalismo são impulsionados por forças além da concorrência perfeita. Em sua opinião, o empreendedorismo, a inovação disruptiva e os períodos temporários de monopólio desempenham um papel fundamental nos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (194.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com