TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Historia do Pensamento Econômico

Por:   •  18/1/2023  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O mercantilismo surgiu na idade média entre os anos 1500 a 1776 podendo variar entre países e regiões. O mercantilismo foi um conjunto de estratégias que os governantes europeus utilizavam para poder consolidar os seus Estados Nacionais durante o período de expansão do comercio ultramarino

A independência da comunidade feudal abriu espaço para um sistema novo de capitalismo comercial, tudo estava indo bem o comercio prosperava, o uso da moeda se ampliava a descoberta do ouro no hemisfério sul. O desenvolvimento da navegação resultou em parte em grandes descobertas geográficas que estavam ampliando a esfera do comercio. O mercador eram mal vistos como negociantes aos olhos da aristocracia, porem eles era cada vez mais importante no mundo dos negócios.

Com o surgimento dos estados nacionais os mais poderosos estavam conquistando colônias e esfera de influência, e com isso a rivalidade econômica aumentou. E com isso um conjunto de doutrinas foi evoluídas e substituindo os conceitos feudais, dado nova dignidade ao mercador, e justificado a expansão militar e econômica.

OS PRINCIPAIS DOGMAS DA ESCOLA MERCANTILISTA

A riqueza de um país era determinada pelo acumulo de metais preciosos (ouro e prata) que levava os países mercantilistas a exportar mais para receber o pagamento em moedas de ouro.

Nacionalismo. Os países deveriam exportar mais e acumular riquezas e com isso dominar rotas comerciais e conquistar colônias, esse conceito visa que o mundo tem uma quantidade fixa de recursos e para aumentar os países deveria conseguir a custa dos outros. E com isso o nacionalismo econômico acabou de forma naturalmente ao militarismo.

A importação de matérias-primas que não podia ser produzida no país era isentas de quaisquer taxas, porém não era permitido exportar matéria prima, apenas produtos acabados que acaba ficando mais barato. Isso acontece porque os interesses dos mercadores eram mais importantes do que o consumidor comum e essas restrições na importação acaba diminuindo a disponibilidade de bens e consequentemente ouro e prata ficava acumulados.

Colonização e monopolização do comercio colonial. Os países colonizadores permitia apenas o comercio entre sua metrópole, qualquer produto que fosse exportado da colônia deveria ser exportado apenas por navios da metrópole ou da colônia, como também certos produtos era exclusivos do pais colonizador e para ser enviados algo para países estrangeiros deveria antes passar por seu pais colonizador. Como também várias restrições a colônia para que elas continuassem fornecedoras de matérias-primas de baixo valor.

População numerosa e trabalhadora. Uma população numerosa significava mais mão-de-obra com custos baixos permitindo que os preços da exportação fossem menores, assim conseguindo exportar mais e consequentemente adquirindo mais ouro e mais participação da força de trabalho. O modo de se ter mais mão-de-obra era criando leis que os obrigava a trabalhar com punições severas.

QUEM PROCUROU BENEFICOU OU PROCUROU BENEFICIAR

Essa doutrina obviamente beneficiou os mercantilistas, principalmente aqueles com mais influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com