TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico

Por:   •  7/1/2023  •  Dissertação  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

Celso Furtado

Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico

Resumo do capítulo 1: A Concepção dos clássicos

A teoria do desenvolvimento econômico busca explicar, numa perspectiva macroeconômica, o aumento frequente da produtividade do fator trabalho e suas consequências na forma como se organiza a produção e se distribui e utiliza o produto social. Dessa maneira, é essencial entender onde predominam as formulações abstratas dos modelos simplificados de economias existentes, os quais são baseados em relações estáveis entre variáveis quantificáveis e relevantes. Bem como se faz importante analisar o plano histórico, onde estaria o confronto entre as categorias básicas determinadas pelos modelos e a realidade dada. A verificação da compatibilidade entre o modelo teórico e o plano histórico poderá apontar limitações ligadas ao nível de abstração prevalecente na análise e proporcionar a inserção de modificações e reajustes afim de tornar o modelo válido diante da realidade dada.

Os economistas trabalham com esquemas simplificados da realidade, e essa abordagem traz o fundamental problema metodológico de definição do nível de generalidade em que se valida qualquer relação de valor explicativo. Portanto, o desafio nasce em saber se a eliminação de determinada suposição simplificada do modelo abstrato invalida a sua eficácia explicativa. Esse problema metodológico, no caso da teoria do desenvolvimento econômico, acarreta em problemas, por exemplo: o impedimento da eliminação do fator tempo e de ignorar a irreversibilidade dos processos históricos e as diferenças de estrutura entre economias de graus divergentes de desenvolvimento. Assim, o embasamento da generalização em observações feitas até então é dificultada, sem mencionar a complexidade de saber o limite em que é possível generalizar para outras estruturas a observação feita em uma, e definir relações que sejam satisfatoriamente gerais para a validade no curso de modificações específicas estruturais.

A exemplo do problema que se apresenta na generalização, tem-se a teoria ricardiana da renda da terra. Num condado inglês, observações a respeito da escassez relativa e a diversidade dos tipos de terra arável podem parecer universais, sem de fato ser, uma vez que nem a escassez relativa da terra pode ser universalizada. O estudo desde de Ricardo concentrou-se na repartição do produto social, desinteressando-se dos problemas ligados a produção, resultando no aumento do nível de abstração através da identificação de algumas categorias, as quais encoraja o analista a emprestar validez universal às teorias que formule. Os processos econômicos analisados de uma perspectiva não exclusivamente distributiva, mas primariamente como um sistema de produção, induz o economista a prender-se mais facilmente ao plano do concreto e ter maior cautela nas suas generalizações.

Apesar dos problemas inerentes a universalidade das leis, que diversas vezes termina por deixar de ser especulação científica para transformar-se em doutrina, como a “livre concorrência” e o “livre câmbio”, a economia adquiriu importância científica porque alcançou certo grau de universalidade na definição de preceitos básicos, que bem delimitados são válidos para explicar a realidade. Portanto, o economista não deve apenas ficar limitado a casos históricos de desenvolvimento, deve utilizar-se de um instrumento analítico adequado.

Desenvolvimento econômico não deve ser confundido com aumento da produtividade no plano microeconômico, visto que o aumento da produtividade de uma empresa algumas vezes leva somente ao aumento da taxa de lucro para o empresário, não repercutindo no nível de renda global. Entretanto, o aumento de produtividade física no plano da empresa se baseia quase sempre na incorporação de novas técnicas e contribui para liberar mão-de-obra, constituindo um fenômeno de grande importância no processo de desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento econômico inclui uma teoria macroeconômica da produção, isso é deduzido quando se atenta a definição de produtividade social, tida como produto total por unidade de tempo de ocupação do conjunto da força de trabalho de uma coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com