TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA TEORIA PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO, ERIK ERISON.

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE COORPORATIVA CESPI

FACESPI – PÓS-PSICOPEDAGOGIA

RESUMO DA TEORIA PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO, ERIK ERISON.

ANA LUCIA PIERROTT

KELLY CRISTINE VALENTIM RAMOS

Trabalho apresentado como pré-requisito de Conclusão do curso de Psicopedagogia, da FACULDADE COOPERATIVA CESPI.

Orientadora: Dra. Me. Professora Idê Moraes dos Santos.

São Paulo

2016

FACULDADE COORPORATIVA CESPI

FACESPI – PÓS-PSICOPEDAGOGIA

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃODA APRENDIZAGEM APARTIR DO OLHAR DO PSICOPEDAGOGO.

ANA LUCIA PIERROTT

KELLY CRISTINE VALENTIM RAMOS

São Paulo

2016

O psicopedagogia lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento, é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana ao longo da vida.

 A avaliação psicopedagógica parte da investigação, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução de possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento.

O psicopedagogo tem que se busque conhecer seus alunos em vários aspectos, compreendendo-o em sua varias dimensões, buscando um caminho por onde possa transitar com mais conforto diante dos desafios que a prática impõe.

O papel da psicopedagogia, frente a uma queixa de dificuldade na aprendizagem, seja ela de caráter primário ou associada a distúrbios psico-neurológicos, é investigar, interagir.Para tanto, esse profissional, faz uso de procedimentos para colher e analisar informações em busca da compreensão e soluções para melhor ajudar.

De acordo com Bossa (2000) o psicopedagogo também pesquisa as condições para que se produza a aprendizagem do conteúdo escolar, identificando quais são os obstáculos e os elementos que facilitam, quando se trata de uma abordagem preventiva. Alguns elementos facilitadores e obstáculos são condicionados a diferentes fatores, fazendo com que cada situação seja única e particular. Esse trabalho irá requerer do psicopedagogo uma atitude de investigação e intervenção no que está prejudicando o indivíduo.

A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, precisa-se determinar se o problema é um distúrbio de aprendizagem ou de uma dificuldade provocada por outros fatores (emocionais, cognitivos, sociais...), para promover melhores condições para o seu desenvolvimento.

Dentre os instrumentos de avaliação também podemos destacar: escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia, ortografia e produção textual (forma e conteúdo); leitura (decodificação e compreensão); provas de avaliação do nível de pensamento e outras funções cognitivas; cálculos; jogos simbólicos e jogos com regras; desenho e análise do grafismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com