TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Psicossocial do Desenvolvimento

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Psicossocial do Desenvolvimento

Erik Erikson (1902-1904) nascido em Frankfurt, Alemanha, foi o primeiro psicanalista infantil americano. Seu trabalho se inicionou direcionado à psicologia de Freud, porém foi desviado, repensando diversos pontos desse fundamento. Ele passou a considerar a socialização humana, ou seja, a interferência que a sociedade pode exercer no indivíduo. Nessa sua nova teoria, ele também reformula a noção de ego, unindo esses pensamentos, de forma que dependendo da interação da criança com o ambiente, há uma crise do ego, que modifica sua personalidade, e isso explica sua noção de divisão do desenvolvimento em fases, assim como a de Piaget.

[pic 1]

Confiança Básica x Desconfiança Básica

Essa fase do nascimento vai até 12-18 meses de vida da criança, que requer cuidado para tudo, dessa forma ela depende de seus cuidadores, criando um sentimento de afeto e confiança dependendo da forma que é criada.

Autonomia x Vergonha e Dúvida

Entre 12-18 meses aos 3 anos a criança tem um pouco mais de controle sobre suas necessidades, mas com críticas pode desenvolver vergonha e questionarem sua capacidade. Por isso é indicado não interferir em algumas de suas ações.

Iniciativa x Culpa

Com 3 a 6 anos de idade as crianças percebem as diferenças sexuais e de gêneros. Se sua curiosidade sobre o assunto foi tratada de maneira rigorosa, sentirá culpa, bloqueando sua iniciativa.

Produtividade x Inferioridade

De 6 à puberdade, a criança já está frequentando a escola, possibilitando a interação com outras pessoas. Nessa parte da vida é introduzido a ideia de grupos e socialização. E caso seja rejeitada nesse meio, passa a se sentir inferior.

Identidade x Confusão de identidade

Entre ente a puberdade e o jovem adulto, ele pode ficar confuso com seu papél na sociedade e sobre outros diversos assuntos, porém no final desse ciclo seus objetivos ficam mais claros.

Intimidade  X  Isolamento

O interesse do jovem adulto nesse momento paira sobre relações afetivas e no caso de uma decepção amorosa, a pessoa poderá preferir se isolar.

Generatividade x Estagnação

Engloba pessoas de meia idade, e defente a realização de contribuições perante a sociedade. Também gera um sentimento de responsabilidade sobre a próxima geração.

Integridade x desespero

Essa é a parte da velhice. Se todas as fases anteriores são completadas de forma positiva, isso gera integridade e confiança para os idosos, porém se isso não ocorre, pode causar tristeza e arrependimentos.

Situação problema:

De acordo com as teorias anteriores de que a sociedade pode modificar seu entendimento de certo e errado, Salim observa que se fizer birra para conseguir o que quer, ele vence, como dormir com os pais e decidir quem irá buscá-lo. Essa atitude de Salomão e Romana não é recomendada, já que o menino observa o padrão e repete por boa parte da infância, o que ocasiona dificuldade na socialização fora do ambiente familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com