TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DA PRODUÇÃO, DOS CUSTOS E DOS RENDIMENTOS

Por:   •  13/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3
  1. TEORIAS DA PRODUÇÃO, DOS CUSTOS E DOS RENDIMENTOS:

TEORIA DA PRODUÇÃO

Função de produção

A função de produção pode ser aplicada em um produto, um serviço, a uma empresa, a um setor de atividade. Pode-se se dizer que é a relação do quanto se obteve ou produziu quantitativamente, fisicamente de um determinado produto econômico a partir da utilização fisicamente de fatores de produção, em função de um período de tempo transcorrido ou aplicado, podendo estes períodos serem, uma produção mensal ou anual. Todo este processo de produção, este ligado diretamente nas respostas que o mercado consumidor se expressa, e que implicará nas variações de quantidades produzidas de produtos econômicos.

Fatores fixos e variáveis

Quando se planeja produzir algo, deve-se ter em mente o quanto isto me custaria a curto longo prazo, visto que alguns fatores na produção de algum produto podem variar em função do período. Desta forma, análises de fatores fixos e fatores variáveis devem ser considerados para produção de produtos econômicos.

Em uma empresa quando se aumenta a produção, consequentemente será necessário a utilização de um quantitativo maior de mão-de-obra e quantidades progressivas de matérias-primas para alcançar o volume de produção esperado. Ou seja, estes fatores podem ser chamados de fatores variáveis, em que, as quantidades utilizadas para produzir estas quantidades necessárias variam quando os volumes de produção alteram.

 Com relação aos fatores de produção fixos, podemos descrever que, quando as quantidades não variam, quando o produto varia, podemos relacionar este mecanismo como as instalações e tecnologia, que são modificados somente à longo prazo, desta forma caracterizando fatores fixos.

Produtividade média e marginal

Para se definir produtividade média, podemos relacionar a produtividade média da mão de obra, que é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator, ou seja, o número de trabalhadores.

Quando a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator, podemos dizer que esta é a produtividade marginal. Sendo resumidamente explicada, sendo a variação do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.

Rendimentos de Escala

 O retorno da quantidade produzida a uma variação da quantidade utilizada de todos os fatores de produção, caracteriza os rendimentos de escala ou economias de escala, desta forma, isto é um indicador que a empresa aumenta seu tamanho.

Pode se classificar os rendimentos de escalas em 3 rendimentos distintos:

  1. Rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala): eles acontecem a partir do momento em que a variação na quantidade do produto total é mais do que proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção, equivalendo dizer, que a produtividade dos fatores aumentou.
  2.  Rendimentos constantes de escala: as proporções de variações estão ligadas diretamente neste tipo de rendimento, pois quando a variação do produto total é proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção, ou seja, se a utilização dos fatores aumenta em 10%, o produto também aumentará em 10%.
  3. Rendimentos decrescentes de escala: Podemos exemplificar este tipo de rendimento, quando aumentamos a utilização dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Isto ocorre quando a variação do produto é menos do que proporcional à variação na utilização dos fatores.

Isto reside no fato de que, pode ocorrer uma descentralização nas decisões que faça com que o aumento de produção obtido não compense o investimento feito na ampliação da empresa.

TEORIA DOS CUSTOS

Custo econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com