TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos problemas de Pet Glamour

Artigo: Análise dos problemas de Pet Glamour. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório1

Este relatório tem por objetivo fazer uma análise dos problemas apresentados na empresa Pet Glamour,e avaliar os comportamentos organizacionais de cada um dos colaboradores e cada um dos gestores desta organização,e onde também descreveremos seus traços de personalidade e as implicações negativas em seus comportamentos.

A empresa Pet Glamour foi fundada por dois irmãos,Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão,que compartilhavam o gosto por animais de estimação e tinham o sonho de criar uma empresa.Depois que João concluiu sua faculdade de Tecnologia em Gestão Comercial,decidiram pegar um empréstimo e abriram uma loja de Pet Shop.Alba,que sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza,ficou responsável pela parte de banho e tosa dos animais,enquanto João cuidava de toda parte administrativa.Contrataram alguns funcionários:Éder Sales ficou responsável pela tosa dos animais;Léa Júlio Jordão e Anita Túlio Jordão se encarregaram do banho dos animais;Rui leme foi contratado para gerenciar a loja;Leila Xavier e Elaine Vérner são as vendedoras.

Depois de um período de tempo do funcionamento da loja,elaboraram um relatório onde observaram um queda no faturamento em 4% no último ano.Este levantamento desencadeou uma série de problemas já existentes:enquanto a loja funcionava bem e com um bom faturamento,preferiram encobrir os problemas;mas quando as coisas começaram a ir mal os problemas começam a aparecer.

Alba Lourenzão,que era sócia da empresa,começa a culpar seu sócio pela queda dofaturamento,e acusando-o de não administrar com competência necessária a loja.Diante deste problema ela demonstra um desvio de comportamento na organização;ao invés de se reunir com seu sócio, para tentarem em meio a queda deste faturamento verificar onde está o problema e solucioná-lo,prefere culpar seu sócio por esta queda.

João Maria Lourenzão,o outro sócio,também começa a culpar sua sócia por esta queda.Ele a culpa por não participar da administração,se preocupando muito com a parte de banho e tosa e esquecendo da parte administrativa.

Podemos observar que o desvio de comportamento organizacional começa já com os donos do pet shop. Imagine então como seriam seus colaboradores?Então vamos analisar. Rui leme, o gerente da loja, sempre reclama que perde o controle de seu comando porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso ou registro. O mesmo não consegue impor seu comando, pois o pessoal do banho e tosa tendo o contato direto a dona da empresa, e que ela não faz com que seu pessoal respeito seu comando e poder de decisão,causando um grande desvio de comportamento onde não se respeita a hierarquia.

Éder Sales, responsável pela tosa, possui um grande talento artístico, mas vangloria-se por sua capacidade e talento e acaba gerando um grande mal-estar entre sua turma. Seu comportamento é ruim, pois não respeita seus companheiros sempre considerando inferiores.Não respeita seu gerente,pois também se “apóia” na dona da empresa e não registrando o material usado em seu serviço.Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão, são responsáveis pelo banho dos animais,em suas funções usam produtos e não registram o que se usou, e quando o gerente as questionam elas se prevalecem do contato direto com a dona e desrespeitam sua autoridade.

Leila Xavier e Elaine Vérner, são as vendedoras, não se preocupam muito com o horário de entrada.Elas apresentam muitas ocorrências de atrasos e vários atestados médicos.

A empresa também possui em seu quadro de funcionários, Iara santos,esta não faz parte do ornograma da empresa,,deve estar afastada por seus constantes atestados médicos(segundo minha opinião).

Os problemas apresentados nesta empresa mostra como é imprescindível um bom comportamento organizacional, e que este deve começar por seus donos e depois ser ensinados para o restante dos funcionários.

A empresa já possuía um desvio no comportamento organizacional, deste seus gestores até seus funcionários;mas isto ia sendo tolerado pois a empresa estava indo bem.

Se a empresa fizesse um trabalho de manutenção preventiva no comportamento organizacional de cada um, inclusive dos gestores, suportariam este problema. Uma empresa não pode apresentar tais problemas, pois pode um reino existir se o mesmo está dividido?Onde não há respeito pela hierarquia?Onde sócios brigam ao invés de tentarem solucionar os problemas?

Podemos aprender que um bom comportamento organizacional serve para ensinar valores;serve para manter uma empresa “em pé”;manter uma família estruturada;manter uma sociedade

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »