TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Alfred Marshal

Por:   •  22/2/2016  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

ALFRED MARSHALL

Ires Cruz Ramos

Janda Maria dos Anjos Conceição

Paula Gabriella dos Santos Neves

Alfred Marshall (1842-1924), figura que vivenciou o período pós Revolução Industrial e teve grande destaque para a incorporação de importantes contribuições à Ciência Econômica. Foi professor de Economia Política da Universidade de Cambridge, fundando o primeiro curso de economia da história, não só se interessou por esta ciência, como também estudou Matemática e Física.

Pertencente da Escola Neoclássica que abrange uma corrente de pensamentos com foco na formação dos preços, distribuição de renda e produção através do sistema de oferta e demanda dos mercados. Marshall foi influenciado por Adam Smith e David Ricardo, sistematizando o material deles e complementando com suas teorias em sua principal obra Principles of economics (1ª edição em 1980) que de uma maneira sútil e coerente, reflete até mesmo na linguagem tecnológica de hoje.  

Em seu livro ele define a economia como um estudo não apenas da riqueza, como também do comportamento humano. A seguir uma breve citação:

Economia Política ou Economia, é um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar. Assim, de um lado é um estudo da riqueza; e do outro, e mais importante, uma parte do estudo do homem. (MARSHALL,1996, p.77)

A economia sendo um organismo complexo indagava Marshall a analisar o comportamento humano criando técnicas para sistematizar esta ciência. Ele introduziu importante conceitos que são utilizados até os dias atuais por vários economistas. Uma das mais prestigiadas pode-se dizer que é a do Equilíbrio Parcial, onde propõe o uso da condição ceteris paribus (tudo o mais constante). Nesta análise a abordagem das situações econômicas é feita de forma isolada, se concentrando em um setor particular da economia.

Para tal, foi desenvolvida a curva de oferta e demanda, com o objetivo de investigar as interações das forças do mercado. A curva de oferta exemplifica que a medida que os preços aumentam, as firmas produzem maior quantidade de bens. Já na curva de demanda a proporção que os preços diminuíam os consumidores compram maior quantidade de bens. A partir de então, amplamente passou a ser utilizado o gráfico para estudar o funcionamento econômico, como na ilustração:

[pic 1]

Vale ressaltar, que o fator tempo foi introduzido separando em duas condições. Curto prazo onde há a presença de um fator fixo, enquanto no longo prazo todos os fatores são variáveis.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com