TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas da Administração

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 7

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Jussara Tomie Vieira Miwa – RA 8063431

As escolas da Administração;

Cientifica, Clássica, Relações Humanas, Neoclássica

Curitiba

04/2018

Teoria cientifica

- Frederick Winslow Taylor

Nasceu a 20 de março de 1856, no subúrbio de Filadélfia, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos, seu pai era advogado. Ele também estudou para seguir a profissão do pai, por uma deficiência visual, fez ele abandonar a intenção a seguir essa carreira.

Taylor e o autor das teorias administrativas. Após a Guerra-Civil, início do século 20, a indústria teve uma expansão rápida. Nessa época surgiu as empresas Ford, General Motors, Goodyear etc.

No raciocínio de Taylor, 19 trabalhadores entre 20, acreditavam, que tinha que trabalhar devagar e não rápido, pelo salário que eles recebiam deveriam trabalhar menos.

A obra de Taylor representa “um marco crucial na evolução das ideias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados”.

No decorrer de sua carreira, ele registrou mais de 50 patentes de alto valor, por exemplo, invenção de máquinas, ferramentas e processos de trabalho, pois possuía extraordinária capacidade de ação.

Taylor com a administração cientifica era garantir a máxima eficiência ao empregador e também a prosperidade ao empregado. Desse modo, Taylor estabeleceu os quatro princípios básicos da administração cientifica, que são:

* planejamento

* preparo

* controle

* execução

- Henry Ford

Projetou um modelo de carro em 1899, fundou sua primeira fábrica de automóveis, e fechou logo depois, mas não desanimou. E em 1903 fundou a Ford Motor Company.

Nasceu 30 de julho de 1864, na fazenda de seu pai, próximo a cidade de Dearlon, estado de Michigan.

Taylor está associado a administração cientifica e Ford está associada a linha de montagem de automóvel.

Em 1893 projetou o motor de combustão interno, posteriormente desenvolveu um automóvel de dois cilindros.

O método de Ford, conhecido como fordismo, distingue-se pela especialização do trabalho, tornando-o repetitivo, de forma continua, e fundamentado nos princípios da eficiência, da produtividade da intensificação e da economicidade.

A metodologia de Ford, base a se na produção em massa, em série em cadeia contínua. A remuneração de seus funcionários com altos salários. O objetivo fundamental de seus operários, por aumento da produção. E diminuir o custo de matéria prima e também do tempo de fabricação.

- Frank Gilbreth e Lilian Gilbreth

O casal não se preocupou somente com trabalhadores normais, mas também com aqueles com necessidades especiais, era encontrar implantar a melhor maneira de se realizar uma função.

Frank Gilbreth desenvolveu, operações padronizadas, por exemplo: erguer, transportar, pegar etc....

- Henry Lawrence Gantt

Nasceu em 1861, o ser humano como “fator real importância”.

Sua contribuição tinha por objetivo o aperfeiçoamento de homem, permitindo a estas condições de desenvolvimento e realização profissional.

A principal contribuição à administração cientifica refere-se à concepção de prêmios de produção, estipulando, para cada trabalhador, bonificações no cumprimento das tarefas.

A principal inovação deste estudioso foi o gráfico de produção, conhecido como gráfico de programação de tarefas ou “Gráfico de Gantt” (cronograma).

Teoria Clássica

- Henry Fayol

Nasceu na cidade de Constantinopla, hoje Istambul, no dia 29 de julho de 1841.

Henry Fayol foram atividades desenvolvidas por estudos, em princípios e técnicas estabelecidas que poderiam ser úteis para apoiar os usuários em tarefas administrativas em qualquer segmento empresarial.

Para Fayol as atividades empresariais podem ser dividias em seis grupos:

* operação técnicas

* operação comerciais

* operação financeiras

* operações de segurança

* operações de contabilidade

* operações administrativas

Segundo Fayol a atividade administrativa foi dividida:

* planejamento

* organização

* comando

* coordenação

* controle

Conforme Fayol para seleção do cargo se possuem o mesmo conhecimento e nível técnico, o processo deveria ser conduzido avaliando-se o indivíduo de melhor conduta senso de autoridade, capacidade de ordem e organização e que tivesse particularidade exclusivas e inerentes ao cargo de um administrador que o diferenciasse dos outros profissionais.

Fayol classificou diversos princípios de administração:

* divisão do trabalho

* autoridade e responsabilidade

* disciplina

* unidade de comando

* unidade de direção

* subordinação do interesse particular ao geral

* remuneração do pessoal

* centralização

* hierarquia

* ordem

* equidade

* estabilidade do pessoal

* iniciativa

* espirito de equipe

Relações Humanas

As condições de trabalho, no período da Revolução Industrial, eram muito precárias, os trabalhadores recebiam tratamento desumano, longas jornadas de trabalho, salários irrisórios e ambientes fabris e insalubres.

Tenta libertar a administração dos conceitos rígidos, mecanicistas de teoria clássica, adequando a aos novos padrões de vida dos americanos.

Henry Gantt afirma que os trabalhadores são seres humanos e não maquinas, portanto, deveriam ser treinados e liderados ao invés de conduzidos.

Os trabalhadores deveriam dispor de meios para alcançar um padrão respeitável de vida e de tempo para o lazer, além de ficar protegidos do desemprego e de ter participação nos lucros.

Conclusões de Elton Mayo, ele acreditava que é solução do problema dos empregados não estaria apenas no corpo, mas também na mente. As contrariedades levam a pensamentos depressivos e a monotonia leva à fadiga e a problemas na circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com