TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria "Aspectos conceituais"

Trabalho acadêmico: Auditoria "Aspectos conceituais". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.073 Palavras (33 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 33

SUMÁRIO

Introdução 05

1 Auditoria “Aspectos Conceituais” 06

1.1 Explicar o que é Auditoria 06

1.2 Quais os tipos de auditorias existentes? 07

1.3 Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado? 11

1.4 Qual a postura que um auditor deve ter? 14

2 Demonstrações Contábeis Auditadas 16

3 Planejamento de Auditoria 20

4 Carta de Responsabilidade da Administração e lei de Sarbanes- Oxley 22

Conclusão 29

Referências Bibliográficas 30

“Não existem empresas sem falhas, existem empresas bem ou mal auditadas e ou mal controladas"

Dr. Stephen Kanitz

iniciador da revista anual Exame "500 Maiores e Melhores do Brasil "

INTRODUÇÃO

De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. Auditoria é um resultado, é basicamente uma opinião do que está acontecendo dentro da empresa, onde o auditor procura sugerir melhorias, dando um respaldo para a empresa.

O principal objetivo da auditoria contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, e para alcançar esse objetivo, o auditor necessita planejar adequadamente seu trabalho, avaliar o sistema de controle interno relacionado com a parte contábil e proceder à revisão analítica das contas do ativo, passivo, despesas e receitas, a fim de estabelecer natureza, datas e extensão dos procedimentos de auditoria, e colher as evidências comprobatórias das informações contábeis espelhadas nas demonstrações para, a partir da avaliação das mesmas, emitir o seu parecer de opinião.

A ATPS tem por objetivo apresentar a auditoria nos seus conceitos básicos, abordando o planejamento, os processos e seus procedimentos.

ETAPA 1 - AUDITORIA “ASPECTOS CONCEITUAIS”

1.1 Explicar o que é Auditoria

A origem da palavra auditoria vem do latim “audire”, cujo significado é ouvir. Os ingleses adotaram e ampliaram o conceito para “auditing” com um sentido mais voltado para revisão e verificação.

O objetivo da auditoria é analisar, examinar e avaliar os resultados das demonstrações contábeis, para através destes, apresentar conclusões, críticas e orientações, sugestões de melhorias.

Em termos de conceituação mais abrangente, Franco e Marra (p.28) definem:

“a auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.”

A auditoria consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.

A auditoria está embasada na análise conjunta de quatro elementos: critério, condição, causa e efeito. É importante a existência de critérios apropriados, relevantes e acordados, sobre os quais o auditor baseará seu exame e opinião resultante. Sem esses critérios os auditores não poderiam emitir uma opinião, que uma terceira parte pode julgar como objetiva e os resultados poderiam ser considerados como parciais ou altamente subjetivos.

Portanto, auditoria contábil é um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidas de forma sistematizada numa entidade, compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, ou seja, se refletem verdadeiramente a situação econômico-financeira da empresa, e sobre estes emitir uma opinião. É um processo pelo qual uma empresa se submete para avaliar como está a utilização de seus recursos e como melhorá-los.

1.2 Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

Existem dois tipos de auditoria: a Auditoria interna e a Auditoria externa.

Auditoria Interna - pode ser realizada por funcionário da própria empresa ou por terceiros. Normalmente é feita para analisar o desempenho, qualidade dos serviços, sistemas de informações e qualidade dos produtos, seu foco principal são os controles internos e a qualidade/confiabilidade das informações geradas, busca a identificação de não conformidades, prevenção ou detecção de falhas de operação, discrepância nas atividades administrativas. Objetiva o assessoramento para prevenir fraudes e erros.

Fraude é um ato intencional de omissão ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, é um ato pensado, tem noção do que está fazendo.

Erro é um ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos da elaboração de registros, demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade.

A auditoria interna executa testes de observância, que verificam se os controles internos estão efetivamente funcionando e testes substantivos que verifica se os dados fornecidos pelo sistema de informações da entidade são válidos.

Segundo a NBC TI 01 “a auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com