TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA NA ESCOLA

Projeto de pesquisa: CIDADANIA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MEC – SETEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

PROGRAMA PROFUNCIONARIO/MT

PROJETO

CIDADANIA NA ESCOLA

CURSO TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

PEIXOTO DE AZEVEDO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MEC – SETEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

PROGRAMA PROFUNCIONARIO/MT

PROJETO:

CIDADANIA NA ESCOLA

Cursista: Maria de Nazaré Conceição Araújo;

Maria Luiza Silva de Araújo.

Tutora – Raimunda Barbosa

PEIXOTO DE AZEVEDO, ABRIL DE 2014

Sumário

1-INTRODUÇAO.........................................4

2-OBJETIVO................................................5

3-JUSTIFICATIVA........................................6

4-METODOLOGIA.......................................7

5-CONCLUSÃO............................................8

6- BIBLIOGRAFIA ........................................9

7- CRONOGRAMA......................................10

INTRODUCÃO

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.

Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito.

Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu artigo 146 , que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.

A Constituição proíbe o eleitoral dos estrangeiros e dos brasileiros conscritos no serviço militar obrigatório, considera a nacionalidade brasileira como condição de elegibilidade e remete à legislação infraconstitucional a regulamentação de outros casos de inelegibilidade (lei complementar n. 64, de 18 de maio de 1990).

OBJETIVO

Conscientizar os educandos e toda comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão na sociedade. Informando e identificando de forma coerente o que é cidadania.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se em informar e conscientizar pais, alunos, comunidade escolar em geral da importância de se desenvolver a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica.

A escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar.

• Desenvolvimento aula com: vídeos, palestras, textos informativos, confecção de cartazes, dramatização e simulação de campanha eleitoral;

• Ações como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber, a hora de ouvir, de falar, etc.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com