TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poliítica e Cidadania na Escola

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

                Maria Deuzane Da Silva Santos

        

POLÍTICA E CIDADANIA SALA DE AULA: possibilidades e limites

Pesquisa apresentada ao curso de Ciências Homens

, da Universidade Federal do Maranhão,

Como requisito parcial para a obtenção de nota,

tendo como orientador o Profº Dr. Wandeilson Silva de Miranda.

São Bernardo

2015

Sumário

Introdução...........................................................................................................02

1.1CIDADANIA E POLÍTICA: historicidade dos conceitos.........................03

1.2NOVOS TEMAS NA ESCOLA: Política e Cidadania..............................05

2ESCOLA COMO ESPAÇO IDEAL PARA SE TRABALHAR A POLÍTICA E CIDADANIA – BREVE RELATO................................................................07

2.1COMO INSERIR A CIDADADANIA DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES E AÇÕES..........................................................................................................08

3.CONCLUSÃO................................................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

POLÍTICA E CIDADANIA SALA DE AULA: possibilidades e limites

                         Maria Deuzane da Silva Santos[1]

Email: deuzanesb@outlook.com

RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo discutir a interpretação acerca de como tem sido inserido nas escolas as discussões sugeridas como temas travessais. Dentre eles, a importância da temática política, cidadania e direitos. Partindo da ideia que a escola é palco de diferentes reflexões e conjunturas, saberes, valores morais e ideológicos; torna-se de suma importância e constante problematização a discussão de como tem sido trabalhado nas salas de aulas os conteúdos que trazem em sua bagagem, temáticas inseridas no universo da política e da cidadania. Com a iminência dos debates acerca de novas temáticas, metodológicas inovadoras e conteúdo mais reflexivo, parece oportuno compreendermos o universo da escola e suas eventuais contribuições para o campo de estudo de formação de conhecimento da educação.

Palavras-Chaves: Política, Escola, Cidadania, Educação.

INTRODUÇÃO

Diante da difusão de novos conhecimentos, mudanças inseridas nas escolas, através de novas temáticas (Diversidade, gênero, religião, política, cidadania) advindas da transversalidade, torna-se cada dia mais importante refletir a utilidade e apropriação desses temas para a dinamização das aulas. De maneira geral, são questões que se colocam na realidade da escola, sendo o professor o mediador dessa relação de conhecimento.

A ideia que pretendo desenvolver com relação à política e Cidadania em meio ao ambiente escolar está atrelada a minha experiência vivida dentro de uma determinada escola[2], e juntamente com ela desenvolveu-se questionamentos acerca das observações que pude fazer sobre como os professores lidam com a questão (política e Cidadania) em sala. Ao longo do texto será possível observar que as deficiências e dificuldades do corpo docente, no sentido de atribuir sentido nas aulas incluindo as novas temáticas multiculturais que a escolas estão articuladas com os Parâmetros Nacionais do Ensino. Além disso, em algumas escolas, nem assim são discutidos, mas em meio a tudo isso encontrei instituições que relatam sobre uma possível tentativa de trabalhar a questão em sala, mas logo surge os problemas como em muitos casos os pais, assim como professores e alunos vão contra a inserção da cidadania e política em meio a conteúdo didático. Alguns levam só para o lado partidário, fato que dificulta o trabalho e impossibilitando aprofundamento na temática. Notadamente, o senso comum muitas vezes prevalece sobe a realidade de algumas escolas e mediante as interações do professor e sua prática pedagógica. Para alguns o simples fato de tocar no assunto “política” direciona-se diferentes interpretações que acabam refletindo uma visão simplistas, atrelando sempre as questões partidárias ou jogo de interesse que a grande mídia apresenta.

Ao longo do texto, será possível observar com maior profundidade essas questões, da mesma forma que objetivamos elevar nossa compreensão acerca de política e cidadania, levando em consideração que política move a sociedade existindo nela diversos fatores que contribuem na formação dos alunos, tornando-os cidadãos crítico, buscando sempre reflexões sobre sua convivência e participação democrática na sociedade enquanto cidadão. Visto que, a escola deve orientar os alunos sobre as questões relacionadas à cidadania. Onde sabemos que a prática dessa cidadania requer olhar perspectivo e visão coletiva, a qual devem ser propostas já na infância, por meio de atividades que a própria escolar proporciona.

1.1CIDADANIA E POLÍTICA: historicidade dos conceitos

 Política num vocábulo grego polis (cidade) e cidadania baseia-se em um vocábulo latino correspondente, civitatem. Embora ambos sejam de origem epistemológica diferente, os dois termos propõem que se pense na ação da vida em sociedade. Que de acordo com Joseida Schurt Zizemer.

(...) A cidadania é compreendida como direito à educação e, no âmbito da escola, como direito à participação, à formação de uma consciência crítica e a o respeito à diversidade. A realização desses direitos se dá de modo contínuo e dialético, ou seja, é permeado por conflitos, contradições, relações de dominação e de discriminações, mas também de ações afirmativas através da participação e do desenvolvimento de atividades e projetos propositivos. (ZIZEMER Joseida Schütt, A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA PÚBLICA: AVANÇOS E DIFICULDADES 2006, p.04).

Por outras palavras, a cidadania torna-se um direito absoluto nas sociedades democratas, que visam o desenvolvimento e aberturo dos direitos plenos em favor da igualdade e formação conscientes dos sujeitos. Porém, situar a cidadania e através dela aprofundar sua importância, interligando ações, valores e atitudes cada vez mais se torna importante. De acordo com José Murilo de Carvalho, podemos compreender em linhas gerais, algumas visões acerca da cidadania. Segundo o historiador, a cidadania é um fenômeno complexo e historicamente definido, que se contextualizou de forma diversificada em diferentes períodos e localizações geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com