TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ECONÔMICO SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – FINAL

VINÍCIUS ALVES DE GÓIS  - 261062012

COMPORTAMENTO ECONÔMICO SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

VINÍCIUS ALVES DE GÓIS

COMPORTAMENTO ECONÔMICO SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção  do Centro Universitário ENIAC para a disciplina  Economia para Engenharia.

Prof. JAIME ROQUE GOMES MARTINS

Guarulhos

2018

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Questões para Reflexão

1 - Relacione o equacionamento do problema econômico fundamental (escassez de recursos) com o sistema de preços vigente na economias de mercado (capitalistas) e com a alternativa de planejamento centralizado.

 A demanda por produtos ou insumos de um país é muito grande e por muitas vezes essa nação não tem recursos suficientes para suprir suas necessidades. Assim recorrem a transações externas de outros países que vendem por um determinado preço seus produtos. Isso não envolve somente procura e oferta, mas também políticas externas e diplomacia, alavancando preços ou restringindo mercado.

Por outro lado a economia planificada por contribuir para um planejamento interno da produção com base no produto interno bruto, pode ser uma alternativa para o balanceamento da necessidade de buscar recursos externos e o investimento interno em estatais e industrias capazes de suprir uma boa parte da demanda. Com essa política econômica centralizada, os preços são raramente modificados. É uma decisão totalmente política e idealizada.

2- Como você considera ser posssível conciliar a livre iniciativa e a busca do lucro empresarial com as necessidades ambientais e a preservação da concorrência?

É possível quando o governo não sufoca as decisões econômicas de empresas. Um estado inflado pode prejudicar e muito a ampla concorrência, impondo muitos impostos descentralizados. Com uma liberdade de mercado maior, as empresas são forçadas a dinamizarem suas produções e consequentemente seus preços, pois há muito mais concorrência e no mercado.

A valorização da concorrência deve ser o maior incentivo do estado, investindo em educação e uma política econômica mais flexível e que facilite decisões.

Questões de Revisão:

1-  O problema econômico fundamental é 

‘‘C’’ Escassez de Recursos.

2- Assinale a afirmativa verdadeira: 

“C” Fatores de produção (trabalho e capital), firmas, consumidores, governo e instituições (jurídicas, políticas e socioeconômicas) constituem os principais elementos de um sistema econômico de mercado.

A produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços utilizados pelas pessoas na busca de melhores padrões de bem-estar dependem de decisões no âmbito do sistema econômico adotado. Uma economia capitalista, organizada nos moldes do mercado, fundamenta as decisões econômicas com base nas seguintes características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (194.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com