TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade nacional - Modelo Clássico

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios Capítulo 3 – Modelo Clássico

01. Mostre os efeitos de uma elevação dos impostos não acompanhada por uma elevação dos gastos sobre o nível do produto, emprego, salário real, preços, taxa de juros e investimento, no modelo clássico.

No modelo clássico, com uma elevação de impostos por uma elevação dos gastos sobre o nível do produto, os preços tendem a aumentar e o poder aquisitivo da população diminuirá. Com o aumento dos preços do produtos (impostos) sem o aumento igual do salário nominal, a quantidade demandada de trabalho não modificará.

Também pode-se inferir que o salário real diminuirá, pois o poder de compra de seu salário sobre bens e serviços diminuirá, visto o aumento dos preços não acompanhados por aumento do salário nominal.

Portanto, a maior arrecadação de impostos diminuirá a renda do setor privado, portanto, no gráfico do equilíbrio entre oferta e demanda, a curva de oferta moverá mais para a direita. Com o consumo presente mais caro, a poupança se elevará pelo aumento da taxa de juros e os investimentos diminuirão, visto que o custo de oportunidade será maior que seu retorno.

02. Mostre o impacto no mercado de trabalho da introdução de uma nova contribuição sobre a folha de pagamentos recolhidas pelo empregador, supondo o modelo clássico.

Com a introdução de uma nova contribuição sobre a folha de pagamentos, ocorrerá uma situação de superemprego, no qual o salário nominal diminuirá, portanto a demanda de trabalho irá aumentar, e consequentemente, para que seja alcançado o equilíbrio, a concorrência entre firmas e o salário real tenderá ao aumento, assim, o nível de oferta cresce e de demanda diminui, até atingir o ponto de equilíbrio.

03. Mostre os efeitos da introdução de um subsídio ao investimento sobre a taxa de juros, no mercado clássico.

Com a introdução de um subsídio ao investimento (incentivo para utilização de mais capital), o custo de tal investimento (taxa de juros paga no empréstimo obtido) diminuirá.

04. Mostre os impactos de uma política monetária expansionista sobre o produto, salário real e preços, dentro do modelo clássico.

Com uma política monetária expansionista, aumentará a demanda agregada da economia e, assim, aumentará os preços sem nenhum efeito sobre a produção. Pois o salário nominal ajusta-se à variação de preços, mantendo constante o salário real o emprego e a produção.  Essa relação está contida na Teoria Quantitativa da Moeda, em que MV=PY.

05. Deduza a curva de demanda por capital, investimento, a partir da hipótese de maximização de lucros das empresas, supondo o modelo clássico.

Na hipótese de maximização de lucros das empresas, o retorno decorrente de uma unidade a mais de capital corresponde ao valor da produtividade marginal do capital, essa variável é decrescente, ou seja, os investimentos adicionais trazem um retorno cada vez menor em termos de produtos, portanto, para que o investimento se amplie (empresas utilizem mais capital), a taxa real de juros deve se reduzir.

A função investimento é dada por I=I(r), em que I é a demanda de investimentos e r é a taxa real de juros. Portanto, a curva de demanda por capital ou investimento é representada por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com