TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Economico

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Os indicadores mais utilizados são o PIB per capita ou o rendimento per capita, que revelam o valor médio de riqueza por habitante; a esperança média de vida à nascença, que evidencia o nível de saúde de uma população; e a taxa de escolaridade combinada, indicador fundamental, já que educação e desenvolvimento têm relações complementares.

No entanto, muitos outros indicadores são utilizados para analisar situações de crescimento económico e de desenvolvimento.

O desenvolvimento é um fenómeno complexo, que se estende a diferentes áreas sociais, pelo que qualquer indicador, por si só, é insuficiente para classificar um país estudado.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Inclui os seguintes indicadores:

PIB p.c. real (PIB p.c. em dólares PPC - isto é, baseado na paridade de poder de compra);

esperança média de vida à nascença;

taxa de alfabetização de adultos e a taxa de escolaridade combinada dos ensinos primário, secundário e superior.

O autor do IDH foi Amartya Sen, economista indiano, galardoado em 1998 com o Prémio Nobel para a Economia,pelos seus estudos sobre a pobreza.

Apesar de ser determinado a partir de informações de diferente natureza, o Índice de Desenvolvimento Humano tem-se mostrado, ainda assim, insuficiente para explicar contradições e disparidades nos países, nomeadamente no que se refere ao problema dos Direitos Humanos. De facto, em alguns países que apresentam um valor elevado deste indicador continuam a verificar-se violações dos Direitos Humanos. Ora, uma vez que não faz sentido o desenvolvimento se ele não for pensado para todos os cidadãos, a violação dos Direitos Humanos é uma situação incompatível com o desenvolvimento.

Com base na necessidade de corrigir os valores «neutros» do IDH que escondem a discriminação da mulher, foi criado o Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) e o Índice de Equidade do Género (IEG). Estes dois novos indicadores corrigem o IDH de acordo com a desigual posição e participação da mulher na vida económica, social, cultural e política do seu país.

Outro indicador bastante utilizado para avaliar a situação de pobreza económica, social e cultural de um país é o Índice de Pobreza Humana (IPH), que combina alguns indicadores simples, ajustados ao nível de desenvolvimento do país. A título de exemplo, em 2008, o país desenvolvido com menor IPH foi a Suécia e o país em desenvolvimento com maior IPH foi o Chade.

Ver da págTaxa de mortalidade geral

Total de óbitos / Total da população * 1000

Taxa de mortalidade infantil

Óbitos de crianças de 0 a 1 Ano / Total de nados vivos * 1000

Taxa de mortalidade de menores de 5 anos

Óbitos de crianças de 0 a 5 anos / Total de nados vivos * 1000

Estas taxas permitem-nos concluir sobre as condições de assistência médico – hospitalar, hábitos de higiene, alimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com