TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia urbana

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.547 Palavras (27 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 27

Questão 01: Defina os principais fundamentos dos modelos de Teoria da Localização referentes aos seguintes autores abaixo, ressaltando a importância desses modelos para da relação entre as cidades e as economias locais.

  1. Weber

Os triângulos de Weber foram considerados uma das primeiras teorias gerais da localização, nesse trabalho, ele argumenta que a decisão quanto à localização de atividades industriais vinha da ponderação de três fatores: o custo de transporte, o custo da mão de obra e um “fator local” decorrente das forças de aglomeração e desaglomeração (FERREIRA, 1989b, p. 78).

Nesse modelo os preços são dados e a função de produção é do tipo Leontief, neste modelo, o peso da mercadoria é o único determinante de seu custo de transporte. Sendo assim, para maximizar seus lucros, ela deve minimizar os seus custos totais de transporte.

Veja o exemplo de duas fontes de matérias-primas (localizadas em M1 e M2) e um mercado pontual (localizado em C), o ponto ótimo de produção P é aquele para o qual a função de custos totais CT definida na expressão abaixo assume seu valor mínimo.

[pic 1]

Onde: m1 é o peso do insumo 1, m2 é o peso do insumo 2, mc é o peso do bem de consumo final, d1 é a distância entre M1 e P, d2 é a distância entre M2 e P, dc é a distância entre C e P, t1 é o custo de transporte entre M1 e P, t2 é o custo de transporte entre M2 e P e tc é o custo de transporte entre C e P. 

A resposta pode ser obtida por meio do triângulo locacional de Weber abaixo:

[pic 2]

A localização será dada em um dos cantos do triângulo e, em outros casos, em seu interior. Soluções externas não existem porque sempre há uma aproximação que reduz a distância dos três vértices. Ceteris paribus, um aumento no peso do insumo ou do produto (ou um aumento de seu custo de transporte) deslocará o ponto P em direção à localização do insumo ou produto que sofreu essa alteração. Inversamente, uma redução dos custos de transporte de M1, M2 ou C afastará a localização ótima desses pontos. Por exemplo, se for feita uma ferrovia entre os pontos P e C, reduzindo o custo de transporte entre eles, a localização ótima se deslocará para um ponto como P’, conforme indicado na abaixo:

[pic 3]

Os pontos principais da teoria de weber é:

  • Uma firma competitiva e indivisível se depara com custos de transporte para transportar seus insumos provenientes de sua fonte e seus produtos para seus mercados
  • As matérias-primas são localizadas (encontradas apenas em alguns locais específicos)
  • Ubiquidade da mão-de-obra (existente em todos os locais e de forma ilimitada - a um dado nível salarial).
  •  Os preços são dados (cenário de concorrência perfeita).
  • Função de produção do tipo Leontief.
  • As tarifas de transportes são constantes e dependem apenas do peso do material transportado e da distância percorrida.
  • Localização das indústrias determinada por: Custos de transportes, custos de mão-de-obra e forças de aglomeração e desaglomeracão (fator local).

Criticas:

  • Alto grau de abstração das análises
  • Uniformidade das tarifas de transporte
  • Demais custos locacionais de implantação de indústria são ignorados (energia, preço do terreno, aluguel, etc.)
  • O modelo Weberiano analisa apenas a firma individualmente, ignorando a concorrência.

b) Von Thunen  

Os anéis de von Thünen – presume a existência de uma cidade em uma região agrícola sem relações com outras áreas urbanas ou regiões. Os principais pressupostos de seu modelo são:

  • Os agentes são tomadores de preço.
  • Livre-entrada nas atividades agrícolas (inexistência de lucros extraordinários).
  • A produção é feita com retornos constantes de escala e coeficientes fixos de produção;
  • O terreno é homogêneo;
  • Os preços de cada produto são dados na cidade.

A lógica do modelo é a mesma da teoria da renda da terra ricardiana, mas a chave não é a fertilidade do solo, e sim a distância em relação ao centro. O ponto de partida é a existência de um produto agrícola homogêneo. Se o preço na cidade é dado e existem custos de transporte, os agricultores localizados nas proximidades têm vantagens locacionais, portanto, lucros extraordinários. Como há livre entrada, as terras são disputadas pelos novos agricultores. Isso faz com que o aluguel da terra suba até que esses lucros sejam dissipados. Os donos das terras mais próximas obtêm, assim, rendas da terra maiores do que os donos das mais distantes. O modelo de Von Thünen fica claro com um exemplo simples. Presuma que um pé de alface tem um custo de produção de $ 0,60, ocupa 1 m², seu preço é $ 1,00 na cidade e o custo de transporte é de $ 0,01 por quilômetro. Sendo assim, os produtores localizados à distância zero do centro teriam lucros extraordinários de $ 0,40 por pé de alface(se não tivessem que pagar renda aos proprietários da terra). Em equilíbrio, essa renda é suficiente para zerar os lucros extraordinários. Para simplificar, o rendimento da alface foi definido como 1 unidade por metro quadrado. Na figura abaixo temos a relação entre a renda da terra e a distância :

[pic 4]

A “curva de gradiente de renda” mostra a variação do preço do aluguel da terra de acordo com a distância. A partir da equação da curva de gradiente, fica claro que quanto menor for o custo de transporte t, mais lentamente a renda da terra cai conforme aumenta a distância d. No caso presente, a renda da terra máxima por m2 é igual a $ 0,40. No quilômetro 40 não haverá renda da terra, neste ponto, o valor de ($ 0,40) é igual a custo de transporte nesta distância. Uma elevação exógena no preço da alface faz com que haja um deslocamento paralelo da curva, de modo que, nesse caso, a renda da terra crescerá, e haverá uma expansão da fronteira agrícola ocupada pela alface. Já uma redução do custo de transporte levaria à manutenção da renda da terra máxima , e, ao reduzir a inclinação absoluta da curva, levaria também a uma expansão da área ocupada pela produção de alface. A partir disso, pode-se generalizar que produtos mais caros terão curvas de gradiente mais altas, e custos de transporte elevados levam a curvas mais inclinadas. A explicação foi simplificada pela suposição de que um pé de alface ocupava 1 m². Se fosse necessário apenas 0,5 m² para produzir um pé de alface, em vez de 1,0 m², seriam produzidas duas unidades a um custo total de produção de $ 1,20 e uma receita líquida de $ 2,00. Portanto, Rmax = $ 0,80. Dessa forma, atividades com alto rendimento por metro quadrado terão valores de Rmax elevados. Pode-se supor agora que, além de alface, batatas são plantadas com rendimentos líquidos C P− menores do que os de alface. Assumindo que, por motivos técnicos, os custos de transporte de batata são menores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (282.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com