TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar três questões sobre o livro “A Evolução do Capitalismo”

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO – 1º SEMESTRE 

PROFESSOR: PEDRO LOPES MARINHO

ALUNO: LUIS FELIPE SILVA DE QUEIROZ

Elaborar três questões sobre o livro “A Evolução do Capitalismo”.

1 Alguns economistas consideravam o termo “Capitalismo” limitado ao “laissez-faire”. Qual foi o questionamento levantado Maurice Dobb diante desta interpretação ?

Anteriormente, Maurice Dobb salientou a diferença da interpretação do que seria capitalismo diante dos demais, no qual segundo ele “nada garante que os que alegam estudar esse sistema estejam falando a mesma coisa”. Ao analisar a interpretação de Capitalismo sobre uma ótica liberal, o autor questionou tal afirmação, alegando não apenas um significado estreito para o termo, como oque ele chama de “individualismo puro” eram exclusivos naquela época em dois países (Estados Unidos e Inglaterra), no qual os mesmos depois gradualmente abandonaram tal prática, porém ainda eram classificados como capitalistas.  

2 Ao afirmar da existência de uma sociedade de classes e do antagonismo parcial ou completo, como se deu a conservação do poder da classe dominante sob as demais, segundo Dobb.

Maurice Dobb, economista de influencia marxista, afirma que a imposição da classe dominante se dava pelo excedente do trabalho, que segundo a interpretação de valor-trabalho do Marx (valor do produto se dava pelo tempo trabalhado), que seria o tempo de trabalho além do necessário para produção, sendo esta diferença aproveitada pelos chamados “donos dos meios de produção”.

3 Ao examinar o surgimento do termo e a funcionalidade do capitalismo segundo o viés marxista, em qual período o autor afirmou ser o real inicio do capitalismo ?

Dobb diferente de outros, localiza o inicio do capitalismo entre a segunda metade do século XVI e inicio do século XVII, pois segundo ele, antes as relações de capital e de práticas de mais-valia eram pouco ou quase nunca realizadas em períodos anteriores, no qual só depois a relação entre capitalista e assalariado e da subordinação dos artesões aos capitalistas, tendo o capital muito mais presente na produção.

4 Segundo Dobb, o capitalismo tornou evidentes dois momentos decisivos, sendo um deles a Revolução Industrial. Quais as grandes contribuições deste momento para a transição do capitalismo?

A Revolução Industrial representou a transição de um estágio inicial característico pela independência como forma econômica, porém ainda imaturo, para um estagio com grandes invenções contribuindo na transformação técnica possibilitando produção em larga escala, consequentemente aumento de produtividade, segundo Dobb.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com