TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas organizacionais

Projeto de pesquisa: Estruturas organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Trata-se de uma Produção Textual Interdisciplinar em que foi realizada a revisão bibliográfica sobre os principais temas abordados nas disciplinas. Tem por finalidade apresentar os conceitos centrais da gestão organizacional, bem como proporcionar à interpretação dos mesmos, fundamentado nas visões dos diversos pensadores.

Uma organização bem gerida traz resultados eficaz e eficiente, pois a gestão organizacional propõe melhorias e objetividade na busca de atender uma demanda do mercado e com isso o lucro. O desempenho das organizações esta diretamente influenciado pela interação e integração das pessoas nas organizações.

Para tanto, apresenta-se os conceitos centrais de gestão organizacional: Estrutura Organizacional; Áreas da Administração; Treinamento e desenvolvimento de pessoas; Plano de Remuneração e Benefícios; Ética, Política e Sociedade; Área de Economia no Setor Público.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Estruturas Organizacionais

A “a organização é uma entidade social composta por pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar os objetivos comuns”. As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. (SOBRAL; PECI, 2007, P. 4)

A estrutura organizacional define a maneira eficiente e formal em que as atividades dentro da organização são distribuídas, agrupadas e coordenadas na elaboração dos seus outputs, de modo a atender as necessidades e desejos emergentes dos consumidores. Para isso, é necessário ao projetar a estrutura de uma organização, ter como pilares de sustentação seus seis elementos básicos: a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização, e a formalização (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).

De acordo com Oliveira (2006), a Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.

Estrutura Organizacional Vertical

A estrutura Organizacional Vertical tem como base o comando em cadeia que começa pelo presidente até os cargos dos departamentos mais baixos. Faz a definição de hierarquia bem como a forma de controle. A estrutura vertical destaca-se pelos pontos fortes como vantagens: papeis bem definidos, as pessoas sabem que precisa fazer e será cobrado. Oferece mais segurança aos empregados. Autocontrole e autoridades são habilidades para o cargo de liderança (Brews, Tucci, 2004).

A desvantagem da estrutura é a tendência à burocracia e não estimular a comunicação entre as pessoas de departamentos diferentes. Falta de transparência nas decisões, os funcionários não sabem o motivo que o chefe tomou tal decisão, colaboradores sentem-se a possibilidade de carreira mais distante. A ideia central dessa hierarquia é que aquelas que ganham melhor são mais felizes que as que ganham menos.

Estrutura Organizacional Horizontal

A estrutura horizontal faz um agrupamento dos funcionários baseado nas habilidades e funções. Pode agrupar os funcionários que trabalham juntos em um departamento especifico ou determinada área. A estrutura horizontal pode ter hierarquia em novéis menores que não defini a relação de trabalho. Os diretores e gerentes são facilitadores e não tomadores de decisão final.

A vantagem deste tipo é que estimula a comunicação entre os funcionários e facilidade na construção do conhecimento. A desvantagem, com o crescimento de empresa pode faltar integração entre funções ou departamentos.

2.2. Áreas da Administração

Para que a organização funcione é necessário que algumas áreas funcionais da Administração sejam eficientes ao desempenhar o seu papel. Função financeira, recursos humanos, produção e marketing.

De acordo com Wkasnicka (1980), a função financeira é responsável pela aquisição, conservação, uso do capital. Os objetivos são: Obter o capital e manutenção das atividades da organização; avaliar decisões e projetos do ponto de vista financeiro; Conservar o capital existente e buscar o lucro.

A função produção, tem como objetivo transformar determinado insumo em um resultado satisfatório a determinada necessidade, utilizando vários recursos ao logo do processo.

A função Recurso humanos, é responsável por alocar pessoas certas na função correta, mantenho-as aptas para a função. A função RH é ampla e se diferencia em cada organização de acordo com fatores: Tipo de atividade; condição atual da organização; disponibilidade de pessoas no mercado; nível de tecnologia empregadas na organização; cultura organizacional.

Ainda com Wkasnicka (1980) as principais atribuições do Marketing são: Identificar a demanda de um ou mais grupos de consumidores para determinados serviços; planejar serviços que possam atender a demanda identificada, avaliando se necessidades especificas devem ou não ser atendidas; desenvolver a melhor forma de tornar os serviços disponíveis.

2.3.Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Para Chiavenato (1985, p. 286), “o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é o de preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho”. Já desenvolvimento profissional é a educação profissional institucionalizada ou não que visa preparar e formar o homem para o seu crescimento profissional em determinada carreira na empresa ou para que se torne mais eficiente e produtivo no seu cargo. ( CHIAVENATO, 1985, P. 287).

Segundo Chiavenato (1985), “ Treinamento é um processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, através da qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.

Os principais objetivos do treinamento são:

- Preparar o pessoal para execução imediatas das diversas tarefas peculiares à organização.

-Proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, não apenas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com