TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Pensamento Econômico

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 1 – O que é a economia?

Segundo livros da época atual a economia trata da pergunta final “A vida, o universo e tudo mais” (O guia do mochileiro das galaxias). Para Tim Harford autor do “O Economista Secreto” a economia trata da vida. E para alguns economistas, como Robert Frank, a economia fala sobre o mundo. Basicamente, a economia fala de (quase) tudo.

Para alguém leigo, se questionado do que trata a economia, ela pode dizer que é tudo que envolve dinheiro, o que está parcialmente correto, mas esse dinheiro que estamos falando não é o dinheiro fisico propriamente dito, mas sim o que representa: o que outras pessoas te devem, o que você deve para outras pessoas e o que você reivindica como seu. A parte que estuda como o dinheiro e os demais direitos financeiros são comprados, vendidos e criados se chama economia financeira.

A maneira pra fácil de se conseguir dinheiro é em um emprego, o quanto você vai receber nele vai depender das suas habilidades e da demanda existente pela mesma. Decisões politicas como: adesão dos países do leste europeu na União Eurpeia e restrições do trabalho infantil no sec XIX, que variam a quantidade de trabalhadores, afetam os empregos.

Outro metódo de conseguir dinheiro é através de transferências, e elas podem ocorrer de diversas maneiras, sendo algumas delas: por pessoas que você conhece, doações e transferências governamentais, sendo a ultima a mais relevante . As transferências feitas pelos governos são para, geralmente, ajudar os mais necessitados.

Por fim, o estudo do consumo, que é como as pessoas alocam seus recursos entre diferentes bens e serviços. Antes de serem consumidos, tais bens e serviços precisam ser produzidos, que é o estudo da produção, que vem sendo esquecida desde o surgimento da escola Neoclássica

Capitulo 3 – Uma breve história do capitalismo.

O capitalismo começou na Europa Ocidental, mais precisamente na Grã Bretanha e nos Países Baixos, por volta dos séculos XVI e XVII, e antes desse surgimento, as sociedades da Europa Ocidental cresciam muito lentamente, pois a economia desses países giravam em torno da agricultura, que não teve um avanço considerável no passar dos séculos. Entre os anos 1000 à 1500 a renda per-capita na Europa Ocidental cresceu 0,12% ao ano, o que ainda sim é maior do que a Asia e Europa Oriental que cresciam apenas 0,04% ao ano.

Nasce no século XVI o capitalismo, de forma lenta os países que iniciaram com o modelo economico cresciam apenas 0,14% em relação a renda per-capita, porém, já no século XVIII teve um aumento para 0,27% e 0,28% na Grã Bretanha e Holanda. Atrás desses aumentos ocorreram várias mudanças.

A primeira das mudanças culturais foi a favor da racionalização, dando maior destaque para a matemática e as ciências modernas. Isso incentivou a criação de novas tecnologias, o que resultou no crescimento economico.

No século XVIII foram criadas várias novas tecnologias que prediziam o advento de um sistema de produção mecanizado, como proposto por Adam Smith na sua fábrica de alfinetes onde ocorre uma divisão de trabalho mais minuciosa, com o uso de linhas de montagem.

Começou no século XV a expansão dos países da Europa Ocidental para o mundo, conhecido como colonialismo. O colonialismo.era executado em moldes capitalistas, como por exemplo, na India que era gerido por uma empresa. Porém, as consequências dessas expedições são gigantes, as populações nativas foram exterminadas ou expulsas, os recursos foram levados embora. e criados países com fronteiras que não condizem com a realidade das sociedades que viviam ali antes.

O capitalismo começou a realmente decolar no ano de 1820 até 1870, na famosa Revolução Industrial, onde teve um crescimento de 1%, porém esse crescimento teve por consequência a queda de qualidade de vida de muita gente, pois nessa época era comum trabalhar oitenta horas semanais e com condições insalubres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com