TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre planejamento financeiro

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO

TÍTULO: A profissão planejamento financeiro pessoal

FONTE: FPSB – Financial Planning Standards Borad. The State of the financial planning profession. Dez, 2009. Traduzido por: Alicia Klein. Disponível em: www.fpsb.org.

O texto aborda as dificuldades e o entorno sobre a profissão do planejador financeiro. Apesar das pesquisas mostrarem que as pessoas com planejamento financeiro se dão melhor a curto e a longo prazo, muitos ainda não usam dessa ferramenta e não recorrem a um profissional da área. Com as crises viu-se que é de extrema importância um planejamento financeiro. E com isso, ao longo dos anos a procura por esse profissional e a satisfação vem aumentando.

Uma boa descrição do profissional da área seria: “profissional que usa o processo de planejamento financeiro para atender seu cliente com estratégias integradas, para que este atinja objetivos financeiros e de vida, e que demonstre habilidades, competências e conhecimento definidos pelo Perfil de Competência do Planejador Financeiro do FPSB” (KLEIN, 2010, p. 07). Além disso, o profissional deve estar sempre atualizado, qualificado afim de mostrar ao público e dar a eles o melhor serviço.

Assim, o profissional e as empresas devem focar na individualidade de cada cliente para prestar o serviço adequado. Mas, nem tudo é só o contato cliente/profissional, ao passar do tempo várias normas em determinados lugares foram criadas afim de “proteger” os relacionamentos nessa área.

Com a crescente expansão dessa profissão, tentou se criar um padrão para o planejador financeiro. A FPSB fez um padrão do que seria o planejador financeiro, abordando em vários aspectos essa profissão, desde sua competência e ética enquanto pessoa e profissional. Criaram um código de conduta para o profissional da área com autonomia e liberdade, e com esse código, fazendo os planejadores cumprirem as metas .

O texto trouxe uma boa visão da profissão e sua evolução e com tudo, percebe-se que a profissão de planejador financeiro só vem crescendo ao longo dos anos e tem evoluído para atender a também crescente demanda por um futuro financeiro mais sólido, com responsabilidades o profissional fica em constante qualificação para atender a cada situação individual que pode acontecer, com isso, a profissão só tende a beneficiar a sociedade como um todo. Uma profissão de extrema importancia para a solidez financeira de uma sociedade e para um futuro progresso, onde mais pessoas terão melhores condições de lazer e inverstimentos, além de passer por imprevistos com controle maior da situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com