TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Aprovisionamento das Empresas

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  13.549 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

Introdução        1

Função Aprovisionamento das Empresas        2

Importância        2

Objectivos        2

O que é e para que serve o aprovisionamento?        2

Tipos de Aprovisionamento        3

A diferença entre o Aprovisionamento de bens do Aprovisionamento de serviços        3

Conclusão        4

Bibliografia        5


Introdução

Este trabalho de pesquisa de Economia de Empresas, fiz com base na ajuda do Google e de alguns cadernos dos anos anteriores que vai nos ajudar a compreender melhor sobre o aprovisionamento. Nele vamos falar sobre o que ele é, qual é a sua importância, quais são os seus objectivos, para que serve, os tipos de aprovisionamento e a diferença entre o aprovisionamento de bens e de serviço.

 


Função Aprovisionamento das Empresas

Aprovisionamento – é uma função logística mediante a qual se prevê a uma de todo material necessário para o seu funcionamento.

Importância

Existe porque é a partir do momento em que o objecto ou seja bens ou serviço devem ser fornecidos dentro ou fora da empresa.

Objectivos

O objectivo do aprovisionamento resiste essencialmente em por a disposição do utilizador bens ou serviços de que ele carece para o exercício da sua actividade no âmbito das funções que lhe são atribuídas ou encolhidas, para responder cabalmente aos requisitos exigidos como: prazo necessário, aspectos quantitativos e qualitativos desejados e os custos envolvidos.

Esta definição pode esgotar todo conceito de aprovisionamento, baptizando de forma integrada os seus objectivos.

Se conseguirmos concretamente acertar este conceito, estaremos em condições para gerir bem esta função, porque gerir também decidir fazer acontecer, e o que mais importa na gestão dos aprovisionamentos e que se faca acontecer tudo quanto necessário para que o objectivo desta função seja alcançada.

O que é e para que serve o aprovisionamento?

É um processo que abrange vários aspectos na relação entre fornecedores e empresa, constituindo um conjunto de actos administrativos:

A administração e negociação, abastecimento da empresa logística.

O abastecimento tem a ver com as matérias-primas, componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semi-acabados, linhas de montagem, armazéns.

Tipos de Aprovisionamento

Existem dois tipos de aprovisionamento:

  • Aprovisionamento de Bens; e
  • Aprovisionamento de Serviços.

O aprovisionamento de bens é gerido através da gestão das suas componentes:

  • Compras;
  • Gestão de stocks.

O acto de adquirir a fornecedor externo um artigo ou produto para ser utilizado pela nossa organização, ou ser consumido ou vendido, designa-se por compra.

O destino interno do artigo determina o tipo de gestão que se deverá fazer. Tratando-se de um bem patrimonial, como edifícios, terrenos, equipamento fabril, equipamento técnico, viaturas, máquinas, etc., o acto de aprovisionar esgota-se no acto de comprar havendo total coincidência entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com