TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Lúdico no processo de Alfabetização

Por:   •  24/10/2015  •  Bibliografia  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do Lúdico no processo de Alfabetização

O professor deve ser como um jardineiro, providenciar as melhores condições externas para que as plantas sigam seu desenvolvimento natural. Afinal a semente traz em si o projeto da arvore toda (PESTALOZZI 1746-1827).

Através de pesquisar pode se  dizer que  lúdico é a atividade nos da prazer no momento da Execução da mesma. E estamos se referindo tanto à criança quanto aos adultos, é aí que começamos a perceber como se torna mais fácil de se absorver o conteúdo quando estamos brincando com as atividades Lúdicas.

Por conta disso o lúdico vem ganhando espaço em ambientes de aprendizagem por seus benefícios de conceituação e reflexão que está proporcionando para a educação  pois a criança adapta- se as condições do mundo que vive.

O educador deve ter a ciência que as atividades lúdicas serve para construir o aprendizado através de jogos e brincadeiras e não apenas por passatempos em ambientes de aprendizagem e para isso precisa-se de conhecimento da parte dos mesmos e materiais apropriados para a aplicação da aula.

Ainda está sendo aplicado o lúdico como uma ferramenta pedagógica e não é um meio que alguns pedagogos adotaram por motivos de costumes com aplicação da matéria de maneira tradicional.

Com o lúdico os educandos conhecem a si mesmos experimentando situações de ação, imaginação, exploração, aventura dentre outros e sempre preocupados também com o desenvolvimento Afetivo, cultural ,social  ajuda a saúde mental e tem a colaboração para  comunicação.

A partir disso a aprendizagem se desencadeia a partir da própria motivação do aluno, PESTALOZZI (1746-1827), que Defende o jogo e diz ser  um fator  decisivo que contribui a responsabilidade e fortifica a cooperação mesmo Afirmava  que a educação deveria se preocupar com o desenvolvimento afetivo da criança a partir de seu nascimento

Com isso as idéias de PESTALOZZI seguiram a diante com o educador FROEBEL (1782-1852) que dizia que deveríamos considerar a criança como atividade criadora e despertar seus estímulos, para criação produtiva.o mesmo  criou um Kindergasten ( Jardim de Infância) no qual crianças e adolescentes são consideradas pequenas sementes que no momento que são adubadas e expostas a condições favoráveis, se desabrocham em clima de amor .

A brincadeira é uma atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo-da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... A criança que brinca sempre, com determinação auto-ativa, perseverança, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de autosacrifício para a promoção do seu bem e de outros... Como sempre indicamos o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação (Froebel, 1912c, p.55)

Portanto a ludicidade nada mais é aprender brincando, Para isso é necessário  educadores que conheçam o real significado do lúdico para criar a relação entre o brincar e o aprender, então a criança será capaz de construir a aprendizado através do brincar .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com