TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão social através do esporte

Por:   •  22/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Análise e Elaboração de Projeto:

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE NA CIDADE DE SEROPÉDICA

Layza Farias

Maria Alice Lauer

Taís Cogo

Viviane Melo

Seropédica

2015

Centro Juvenil Esportivo de Seropédica - CEJES

1. INTRODUÇÃO

Seropédica, município com 20 anos de emancipação, localizado na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, possui uma população, estimada pelo IBGE em 2014, com pouco mais de 82 mil habitantes. De acordo com os dados do Censo de 2010, onde a população era de 78.186 habitantes, Seropédica tem a sua predominância pessoas de classe baixa, as quais vivem com menos de um salário mínimo, ou seja, as crianças descedentes destas pessoas, estudam em escola pública.

O presente projeto tem como objetivo a implementação de um centro poliesportivo, em Seropédica. Este centro visa o preenchimento de uma necessidade social-politíca não atendida pelos órgãos governamentais da cidade. De acordo com o observado em outros projetos semelhantes, o acolhimento, através de atividades esportivas, de crianças e adolecentes tendem a trazer benefícios importantissímos para a formação de cidadãos exemplares.

2. NECESSIDADES E FINALIDADES

A cidade de Seropédica apresenta uma inexistência de espaços públicos destinados a prática de esportes com objetivo de atender crianças e adolescentes carentes do município. De acordo com dados colhidos, o município não possui centros esportivos. Conta apenas com espaços que são utilizados pela população para fins recreativos, como por exemplo, as áreas comuns (lagos, jardins e gramados) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além das pouquíssimas praças municipais.

Logo, pode-se observar que o Município necessita de um espaço com atividades esportivas para atender crianças e adolescentes carentes da localidade, pois a prática de esporte tende a trazer inúmeros benefícios, como o mental e físico. Além dos aprendizados de moralidade, cidadania, disciplina, educação, saúde, em momentos de prazer e lazer combinados.

O projeto segue uma proposta de desenvolvimento de políticas públicas de esporte, visando estimular a prática esportiva, a fim de aumentar a qualidade de vida da população, tendo como finalidade apoiar as atividades de ensino que envolvam esportes em suas diferentes modalidades, desenvolvendo valores como: convivência com pessoas diferentes, respeitando e discutindo as regras, articulando-se em grupo e aprendendo a importância de cada pessoa para o grupo, assim como o acesso ao saber democrático, a cidadania e a inclusão social, tendo como estrutura condutora das suas ações o esporte educacional, com base no princípio da educação em tempo integral.

3. OBJETIVO GERAL

A ação do Centro Juvenil Esportivo de Seropédica (CEJES) dá oportunidade para ampliarmos o atendimento da demanda sócio-esportiva do município, um espaço para que crianças e adolescentes carentes do município possam ter acesso gratuito à prática do esporte. Esse projeto tem a finalidade de combater as mazelas de nossa região, agregando valores inestimáveis para os jovens, como: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Governança, transmissão de valores através do esporte.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar, planejar, gerenciar e executar da melhor forma possível o projeto social CEJES, elaborando programas esportivos para o atendimento à população em risco social. O projeto também tem o objetivo de proporcionar um espaço de lazer e cultura para as crianças carentes que não tem acesso a essas atividades e mobilizar as famílias em eventos realizados pelo CEJES, gerando assim, uma maior participação da família na vida dessas crianças.

5. INSTALAÇÕES

O projeto se localizará no Bairro Boa Esperança, região periférica da cidade de Seropédica. O centro esportivo terá as seguintes instalações:

  • 1 Quadra poliesportiva
  • 1 Biblioteca
  • 1 Sala de Informática
  • 1 Cozinha
  • 1 Sala da Coordenação
  • 1 Sala dos Voluntários
  • 1 Auditório
  • 1 Banheiro Masculino
  • 1 Banheiro Feminino

6. METODOLOGIA

Projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina Elaboração e Análise de Projetos do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Centro Juvenil Esportivo de Seropédica, nesta etapa, propõem duas iniciativas para implantação no município, através da parceira com o governo municipal e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sendo elas: o centro esportivo e o centro de leitura, ambos situados no mesmo local. Além disso, um método utilizado para a implantação do projeto é a parceira com a universidade, disponibilizando estudantes do curso de Educação Física para o suporte necessário às atividades propostas.

7. MONITORAMENTO DOS RESULTADOS

Para monitorar os resultados do projeto serão utilizadas duas variáveis: a lista de presença do centro esportivo e  a lista de presença da escola. Dessa forma, a participação no projeto por cada estudante será condicionada a partir do aluno matriculado regularmente na rede pública de ensino.

8. VOLUNTÁRIOS

O projeto terá uma equipe de voluntários, formada por  6 estudantes de Educação Física e 2 estudantes de Letras da UFRRJ:

  • 4 voluntários no turno matutino
  • 4 voluntários no turno vespertino

Cada voluntário da Educação Física atuará em um esporte específico nos turnos propostos pelo projeto. Dessa forma, o projeto oferecerá três esportes: futebol, vôlei e basquete. Os voluntários de Letras serão responsáveis pela biblioteca, sendo um em cada turno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com