TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE E SUAS FORMAS DE EMPREENDER

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.700 Palavras (19 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE METROPOLITANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE E SUAS FORMAS DE EMPREENDER

FORTALEZA/CE

2014

1 INTRODUÇÃO

O esporte passou a fazer parte da vida do homem desde os primórdios. No começo dos tempos corriam para fugir dos predadores, lutavam e disputavam pelo o domínio das terras. A longa história do esporte ajuda a entender como um fenômeno surgido há milênios se perpetuou no imaginário do homem. Inicialmente, a prática esportiva está ligada aos exércitos e às guerras. Aprimorar e desenvolver a força física do soldado, além de significar mais chances de vitória nas batalhas, serve para demonstrar a superioridade de um povo.

Os egípcios, babilônios, hebreus e assírios manifestavam-se por meio de suas lutas corporais e espadas, jogos com bola, danças, acrobacias entre outros. Já na China desenvolveu-se o Kung-fu há mais ou menos 5 mil anos. Acredita-se que foram os gregos e os persas os pioneiros na sistematização da prática do esporte.

O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais dos últimos séculos e tem o poder de unir pessoas principalmente no que diz às modalidades coletivas, ou seja, em equipe.

No Brasil ele é bastante atuante na área do futebol, tendo a Copa do Mundo como principal evento que representa o esporte, movendo toda uma nação por meio do espírito de solidariedade, coletividade e proporcionando a união das pessoas independente do nível cultural ou social.

Mas o esporte não significa apenas competir, ele atua para melhorar as saúde reduzindo os níveis de estresse, diminuindo o sedentarismo e aumentando a qualidade de vida.

Segundo Rocha (2004), a sociedade é composta por pessoas e segmentos específicos às quais participam e têm voz ativa. Aquelas que não estão dentro desse contexto são consideradas excluídas, geralmente por algum motivo aparente. Assim, entra em cena a discriminação, seja por raça, condição econômica, por ser homossexual, por ser de baixa estatura ou alto demais, por ser magro ou muito gordo.

Infelizmente as pessoas com o baixo poder aquisitivo são privadas deste convívio social. Mas para contornar este problema, surgem espaços que oferecem lazer e oportunidade de integrar essa sociedade mais carente ao esporte, surgem assim os Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), espaço localizado próximo a zonas carentes e com uma grande demanda populacional, que integram e desenvolvem crianças e jovens principalmente através do esporte.

Ao longo deste trabalho abordaremos como estudo de caso esses espaços que surgem como refúgio e que atuam para evitar a ociosidade entre esses jovens carentes.

2 TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O tema abordado demonstra a importância do esporte na transformação da vida das pessoas, principalmente as mais carentes. O esporte é colocado como uma forma de diminuir os índices de ociosidade dos jovens e adultos e inserção deles num ambiente saudável e longe do crime e das drogas.

Além disso, o esporte é um empreendimento rentável que, apesar de ser oferecido em locais como os Cucas de forma gratuita, arrecada bilhões de reais anualmente em todo mundo. Grandes eventos esportivos como as lutas do Ultimate Fighting Championship movimentam milhões em poucas horas. O esporte, além de agir em prol da sociedade, algumas vezes é capaz de causar certo elitismo, pois, para participarem de eventos competitivos, muitos atletas precisam de patrocínio e os que não conseguem, tentam arcar do próprio bolso e, às vezes, têm que desistir do seu sonho por não ter como mantê-lo.

Empreender um negócio voltado ao contexto esportivo, mas sempre mantendo o bem estar social, pode ser bastante viável para os que desejam atuar na área. Unir o esporte como meio de ganhar dinheiro à prática de responsabilidade social é uma crescente no mercado atual.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Mostrar como projetos do governo como os Cucas agem na vida das pessoas das comunidades e de que forma podemos tomar esse exemplo como base para a abertura de um negócio rentável através da responsabilidade social.

3.2 Objetivos Específicos

  • Demonstrar a inclusão social nos CUCAS.
  • Mostrar de que forma o esporte age na diminuição do grau de ociosidade.
  • Especificar de que forma o esporte pode se tornar elitista.
  • Exemplificar algumas modalidades de esportes.

4 JUSTIFICATIVA

A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel perante a sociedade.

No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.

É essencial a sociedade estimular a prática do esporte na população. Comprovado o seu poder de transformação na luta por uma vida mais saudável e na inclusão social, ele deve ser adotado como forma de melhorar a convivência na sociedade e na promoção da paz social.

 

5 HIPÓTESES

A realização do trabalho partiu das seguintes hipóteses: Existe demanda para empreendimentos no ramo do esporte? É viável economicamente a implantação de um Centro Esportivo? Como o esporte age na vida das pessoas?

Enriquecer o conhecimento individual conhecendo o corpo e mantê-lo em equilíbrio com a mente é um dos benefícios do esporte, tanto como educação física como lazer. O esporte tem contribuído para o desenvolvimento humano, em especial no período de sua formação para a idade adulta.

METODOLOGIA

A metodologia é o caminho através do qual o pesquisador realiza sua investigação. Para a elaboração deste trabalho faz-se necessário, inicialmente, estabelecer os procedimentos metodológicos que orientaram para o desenvolvimento do mesmo. Sendo assim, a tipologia da pesquisa quanto aos objetivos classifica-se em exploratória, qualitativa e também utilizaremos como forma de embasamento o estudo de caso do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA Mondubim.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (189.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com