TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão social através da criação de produtos de moda

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

FALANDO SOBRE MODA… INCLUSIVA

Lucas Seratto Alves

Instituto Federal Santa Catarina- Campus Gaspar

INTRODUÇÃO

O projeto visa promover a inclusão social através da criação de produtos de moda que atendam as necessidades de crianças cadeirantes.

Cada vez mais o termo moda inclusiva vem ganhando notoriedade na sociedade, até pouco tempo atrás dificilmente se ouvia comentar sobre tal, convivemos diariamente com pessoas cadeirantes, e uma parcela destas são crianças, o número das mesmas vem aumentando, com isso surgem novas demandas de mercado, e a preocupação em pesquisar maneiras de acessibilidade e conforto para inserir essas pessoas especiais na sociedade.

Assim como passamos pela infância e tivemos desejos por adquirir peças de nossos personagens e desenhos favoritos, as crianças com necessidades também possuem tal desejo, porém é muito difícil encontrar roupas que sejam elaboradas com modelagens, costuras, recortes que atendam às crianças cadeirantes.

DESENVOLVIMENTO

Primeiramente a pesquisa foi elaborada para observar aspectos do vestuário infantil, quase não se tem estudos voltados para crianças cadeirantes já que seu reconhecimento demorou anos para ser pautado. O projeto foi pensado em e apresentar soluções comerciais ao vestuário infantil inclusivo, para se obter os resultados foram seguidos alguns métodos e etapas.

Metodologia: Foram realizados os estudos em crianças cadeirantes de 8 a 12 anos, os métodos qualitativo e quantitativo eram levados em consideração para analisar as necessidades dos mesmos. O projeto visava identificar às necessidades que os pais sentiam ao comprar roupas para os filhos.

Metodologia de Análise de Dados: Nesta etapa foram analisados todos os dados obtidos na pesquisa anterior realizada com o público-alvo, seus pais e os profissionais que estão envolvidos nas instituições que a pesquisa foi elaborada. Após obter essas informações foram construídos painéis para ajudar na inspiração, para realização de protótipos para apresentação do projeto.

Moda Inclusiva: Sustentabilidade e inclusão são novas “tendências” que vêm ganhando visibilidade na moda, e isso faz com que a moda seja pensada para o ser humano e não somente para determinados públicos. Enquanto estilistas europeus e americanos já estão focados na moda inclusiva, no Brasil ainda este processo caminha de forma mais lenta, pois a moda no território brasileiro ainda é pensada e voltada para certos padrões de beleza que foram implantados na sociedade.

Crianças Cadeirantes: Segundo o autor (2017, p.11), São considerados deficientes físicos pessoas com paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores, tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia…” Amputação, paralisia cerebral também são considerados. Possuem um grande nicho de mercado que aguardam pela evolução da moda.

Ergonomia: É um dos processos fundamentais para a elaboração do produto, o vestuário deve atender às necessidades sem comprometer a saúde do indivíduo. “Houve ainda a percepção dos aspectos cognitivos das crianças, em relação ao vestuário. A estética da roupa influencia na autoestima e quando não agradável pode provocar sentimento de tristeza e até stress, refletindo negativamente nos tratamentos. ” (R. SOUSA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com