TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 2]

Disciplina: Economia

Professor: Kézia de Lucas Bondezan                          

Acadêmico:Irasema Augusta da Silva                                                 RA:108636

Polo: Sarandi                                                                             Data: 02/05/2018

Atividade de Aprendizagem nº _05______ referente à Unidade nº _05________

Resolução  de Questões

1)Qual medida protecionista, na administração pública, você adotaria para proteger o mercado interno de seu país? Justifique sua resposta.

-Adotaria a taxação na importação de alguns bens, e a fixação de quotas de importação. Acho que no Brasil existe produtos tão bons quanto os importados, muitas vezes até melhores, e ainda contamos com a garantia do produtor, e os importados na maioria das vezes é adquirido na clandestinidade.

2)Quais são as vantagens das taxas de câmbio flutuantes e das taxas de câmbio fixas?

-A vantagem da taxa de câmbio flutuante é que ela não tem compromisso nenhum com as autoridades monetárias, seu regime cambial é flexível e o próprio mercado é que a regula, através da oferta e demanda. Já a taxa de câmbio fixa é considerada a mais conveniente para a economia, sendo administrada pelo Banco Central, controlando assim a oferta e demanda de moeda estrangeira quando julgar necessário.

3)O que aconteceu com a taxa de câmbio nos últimos três anos? Valorizou ou desvalorizou?

-Em 2014, o Brasil entra no primeiro e segundo trimestre com o PIB caindo 0.6%, e isso caracteriza uma recessão técnica.Em 2015 a economia encolhe mais de 3,6%.  Temos a mesma economia mas assustadoramente os preços subindo a 17% e a economia encolhia 18%. O desemprego chega a 38% em 2015 e há uma queda real na renda das pessoas. O crédito privado ficou estagnado e o estatal subindo. A arrecadação cai e os estados recorrem a malabarismos. Após a posse da Presidenta Dilma em 2015, o Banco Central sobe a taxa SELIC, eleva os preços e os juros sobem para 11.25%. Houve uma alta do dólar de U$ 2,50 PARA U$ 4,20. Com a disparada dos preços, elevou-se a taxa SELIC em 14,25. Com a queda acentuada na inflação os  juros dispararam porque a taxa SELIC continuou em alta mas a inflação desabou. Em 2016 com 2 anos de recessão o PIB brasileiro encolhe 7,2,%, voltamos ao que estávamos em 2010, houve uma regressão de 7 anos em apenas 2 anos.  Em maio de 2016 troca-se o governo e a diretoria do Banco Central. Com esta troca a inflação dos preços e os juros disparam, atualmente estão em   9%. Quem aplicou na taxa SELIC teve um rendimento de 9%, se você consegue ganhar 9 sem risco, não vai querer outro tipo de aplicação.Em 2015 o crédito privado ficou estagnado e o estatal subindo. Em 2016 o crédito estatal e o privado entraram em contração.   Os formadores de preços mudaram. A taxa de câmbio caiu de 4% para 3,15% e os preços pararam de ser reajustados, o crédito privado e o estatal entram em contradição. Hoje estamos em crise política, jurídica, institucional e econômica. Do terceiro trimestre até o final de 2016 os investimentos já encolheram 29%. A população aumentou, assim houve um recorde de desempregos, 14,2 milhões de pessoas desempregadas.O Banco Central não tinha mais credibilidade perante a tomada de preços. A meta de inflação de 2011 nunca foi cumprida e os investidores viram que o Banco Central apenas obedecia ordens políticas. Houve uma fuga para a segurança, os investidores levaram o capital para aplicações seguras; fundos de renda fixa, e a quantidade da liquidez caiu. Não há crescimento sem econômico se investimento, não há empregos sem investimentos. Investimentos só ocorrem quando o ambiente institucional do país é propicio; se o próprio Estado cria um ambiente de incerteza o desenvolvimento não ocorre ,e, com isso a economia encolhe, em conjunto com a expansão de créditos de bancos estatais. Tudo começou com o controle de preços, então veio o desarranjo e com isso a crise econômica, a causa primária e o intervencionismo, controle de preços e expansão de crédito estatal. Nenhuma intervenção do estado passa impune, no final a economia sempre se ajusta.

4)Pesquise na internet, os números sobre o comportamento do balanço de pagamentos do Brasil de 2000 a 2006. O que lhe chamou mais a atenção? Analise a evolução das principais contas.

Informações referentes ao balanço de pagamentos de 2000 a 2006 no

link : https://www.bcb.gov.br/htms/infecon/Seriehist_bpm6.asp

Na minha visão, consegui observar uma alta nos números de um ano para o outro, acho que as receitas estão em queda e as despesas só que aumentam. Na balança comercial e serviços houve um grande aumento de 2000 a 2006, o mesmo aconteceu com os empréstimos diretos e a longo prazo, a alta foi significativa. Se falarmos num percentual os empréstimos passaram de 158% a 211%. Os títulos a longo prazo  foram de 145% a 15%. Acho que nossa economia está precisando urgente que alguém que tenha muito conhecimento em economia, e muita vontade de fazer a diferença para mudar o rumo dessa situação. Por enquanto não entendo de economia mas acho que tem algo muito errado com esses números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com