TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de recrutamento e seleção

Trabalho acadêmico: Métodos de recrutamento e seleção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.177 Palavras (25 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO DE JUNDIAÍ / SP

Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos

Técnicas de Recrutamento e Seleção

ITATIBA

JUNHO 2014

Sumário

Introdução 3

A Importância do Processo Seletivo 4

Processo - Recrutamento e Seleção 10

Empresa 12

Técnicas de Simulação 17

Identificação do Problema. 21

Ambientação e Integração de Pessoal 24

Plano de Recrutamento e Seleção. 26

Considerações Finais.................................................................................................................29

Referências................................................................................................................................30

Introdução.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de seleção de pessoas e implantar uma consultoria para com a empresa. O mais importante ativo de que dispõe as organizações. Devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível, já que falhas nesse processo podem comprometer outras ações de gestão a serem desenvolvidas posteriormente. Falhas no processo de recrutamento e seleção podem acabar resultando em pessoas admitidas que não desempenhe bem as tarefas que lhes são confiadas. E em alguns setores a rotatividade de pessoal atinge níveis inaceitáveis.

Quando as pessoas incumbidas da seleção não dispõem de conhecimentos técnicos relativos à entrevista, tendem a contratar com base em sua experiência pessoal ou na própria imagem mesmo que inconscientemente. Empregar pessoas sem a qualificação requerida custa muito dinheiro à organização. Pode acarretar problemas na produção e no atendimento, gerar hostilidade por parte dos clientes e fornecedores, favorecer conflitos interpessoais e intergrupais, o que acaba por aumentar a rotatividade de pessoal e gerar outras complicações.

A Importância do Processo Seletivo.

É importante exatamente para evitar mais custos a mesma. Se um processo seletivo é ineficaz, logo a empresa terá que contratar outro funcionário, tendo mais custos pagando as verbas rescisórias do trabalhador que não possui o perfil e mais custos ao contratar outra pessoa com anúncios em jornais, consultoria de emprego, site de empregos gastará com treinamento ao funcionário novato que ainda estará conhecendo a empresa e pegando o ritmo do trabalho

Nesse artigo verificamos a importância do recrutamento e seleção nas empresas, sendo que para introduzirmos uma profissional as empresas deveram passar por vários processos, não sendo apenas simplesmente pegarmos qualquer pessoa, e inserirmos ela ao um novo ambiente profissional sendo que a mesma não tem breves conhecimentos para o que foi contratada, e sim devemos escolher a pessoa correta para a vaga determinada assim trazendo satisfação a empresa e ao novo colaborador contratado. Como Chiavenato propôs, homem certo para o cargo correto.

O recrutamento e seleção têm vários procedimentos a serem seguidos sendo eles:

Recebimento da Vaga- a empresa no qual foi determinada para o recebimento da mesma pede uma confirmação da empresa sobre os requisitos, no caso se for consultoria ou agência especializada em contratação de funcionários, pedindo assim detalhes importantes e convenientes para os requisitos da determinada vaga.

Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento- nessa fase a empresa divulga se a vaga será interna, externa ou mista sendo assim.

Vaga interna - É quando a empresa divulga internamente que há vagas internas para serem preenchidas, e que a mesma estará optando por funcionários já contratados e efetivados na empresa, sendo que os custos são menores, devido o funcionário já estar dentro do quadro de colaboradores da empresa, porém ingressamos em um circulo vicioso onde um colaborador pode vir a prejudicar ao outro para subir de cargo, e também que se o mesmo venha a entrar no cargo em aberto, seu cargo estará disponível há outro colaborador. Sendo assim é analisado que toda a ética profissional e conduta dentro do ambiente de trabalho, para que nenhumas das partes se prejudiquem.

Recrutamento Externo – a vaga é divulgada em sites, jornais, agências de recrutamento e seleção, para a contratação de um novo colaborador, porém após os funcionários verificarem a determinada vaga anunciada a mesma poderá gerar descontentamento dos funcionários e desmotivação já que os mesmos entenderam que não estão aptos para a vaga anunciada.

Recrutamento Misto – a vaga é divulgada internamente aos seus colaboradores e externamente já que esse campo fica mais flexível para a contratante e contratada, abrangendo assim novas estratégias do mercado profissional.

No recrutamento e seleção há várias parcerias essenciais para as devidas contratações tais como: sites, jornais, agências, indicação de funcionários, indicação de entidades, sendo todas de grande importância para a contratação eficaz de um colaborador. Após a divulgação, as agências começam a receber os currículos vitae no qual analisam, verificam se todas as informações contadas ali, se encaixam para a vaga e se o profissional está apto para as funções solicitadas anteriormente no anúncio.

Após o candidato é convocada para a primeira entrevista, sendo que o primeiro contato é de grande importância para o recrutador já que, na ligação telefônica do agendamento da entrevista, o candidato já está sendo analisado pela sua simpática, expectativa da vaga e sua desenvoltura.

Por esses motivos o recrutamento e seleção são de grande importância no mercado atual, já as empresas esperam encontrar candidatos com qualidades e perspectivas para o cargo designado, e acima de tudo, desempenham as tarefas da forma pela qual foram contratadas.

Suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com